Viagora

Brasil possui 17 casos da varíola dos macacos confirmados

Segundo informações de dois laboratórios, três novos casos da doença foram confirmados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Nessa sexta-feira (24), os laboratórios da Fiocruz – RJ e Adolf Lutz de São Paulo notificaram três novos casos de monkeypox, ou varíola dos macacos como é popularmente conhecida. Com a adição de casos, o Brasil registra agora um total de 17 confirmações da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, dos 17 casos, 11 são em São Paulo, 2 no Rio Grande do Sul e 4 no Rio de Janeiro. O Ministério confirmou também que cinco dos casos são autócnes, o que significa que houve transmissão local do vírus.

Foto: Divulgação/ OMSVaríola dos Macacos
Varíola dos Macacos

Ainda segundo o Ministério da Saúde, três dos casos autócnes foram divulgados nessa quinta-feira, no estado de São Paulo. Tratam-se de três homens residentes da capital, com idades entre 24 e 37 anos e que não possuem histórico de viagens para países onde o vírus está presente.

O MS afirma que os casos ainda estão em investigação para a busca do motivo de transmissão. Enquanto isso, os homens seguem isolados, sem complicações e sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde do Estado.

Por Sthefany Prado

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também