Viagora

Dr. Pessoa lança pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira

De acordo com a prefeitura, o objetivo da Casa da Mulher Brasileira é facilitar o acesso dessas mulheres aos serviços para o enfrentamento da violência vivenciada.

Foi realizado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, nessa sexta-feira (24), o lançamento da pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira, onde a solenidade contou com a presença da ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, além de outras autoridades.

Segundo a Prefeitura de Teresina, estiveram presentes no local, o Major Diego Melo, representando o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o Senador Elmano Ferrer, a deputada Federal Margarete Coelho, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Oliveira e demais autoridades.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaPrefeitura lança pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira em Teresina
Prefeitura lança pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira em Teresina

De acordo com a prefeitura, o objetivo da Casa da Mulher Brasileira é facilitar o acesso dessas mulheres aos serviços especializados de atendimento, de forma que garanta condições para o enfrentamento da violência vivenciada, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.

Conforme o prefeito Dr. Pessoa, essa é uma obra que almejam desde o plano de governo. “É uma obra que almejamos desde o plano de governo e hoje podemos começar a tornar realidade. Estou feliz em ter a ministra Cristiane Britto, para juntos darmos o ponta pé inicial nesta obra que vai ajudar muito as mulheres, principalmente as vulneráveis. Estamos reunindo todos os poderes para garantir um atendimento de qualidade e que supra as necessidades das mulheres”, ressaltou.

De acordo com Roncalli Filho, o superintendente das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, a obra tem previsão de conclusão no prazo de 12 meses. Segundo a prefeitura, o gestor realizou um trabalho junto à Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), para concluir a parte burocrática e já conseguiu a liberação para iniciar a construção da estrutura.

Segundo Roncalli Filho, o início das obras já começa neste sábado (25). “Conseguimos sanar, com a ajuda da Semplan, todas as pendências em relação a esta obra, já conseguimos a autorização para o início da obra e os trabalhadores já vão começar no sábado (25). Ficamos muito felizes, é um equipamento importante que vai dar atendimento para mulheres em situação de violência. Terá delegacia promotoria, defensoria, atendimento psicológico e abrigamento. Fazemos o compromisso de entregar essa obra no prazo de oito meses”, disse.

Segundo a Ministra Cristiane Britto, no Piauí, há uma rede de combate à violência contra a mulher que vem funcionando de forma positiva, e que com a Casa da Mulher, esses atendimentos serão mais ágeis. “É um local que irá reunir vários serviços ara otimizar o atendimento à mulher. É chegar e buscar ajuda para sair do ciclo de violência. A rede de combate à mulher no Piauí funciona muito bem, lamentava aqui não ter uma. E me emocionei muito com o cumprimento do Tribunal de Justiça de trazer para esta Casa uma Vara de medida protetiva para essas mulheres”, destacou.

Conforme a prefeitura, a proposta prevê a construção de uma estrutura modelo tipo II, e está orçada no valor de R$5.491.678,83 por meio de recursos da OGU e contrapartida da Prefeitura de Teresina.

Facebook
Indicado para você
Veja também