Viagora

Semduh orienta população sobre descarte irregular de lixo em Teresina

Segundo a prefeitura de Teresina, apesar dessas ações existirem, é comum flagrar descarte de lixo irregular na capital.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) informou que quinzenalmente, realiza mutirões de capina, varrição e transbordo em pontos “viciados” (costumeiramente usado de forma irregular) de descarte de resíduos em Teresina. A pasta também dispõe de serviços que a população pode procurar para se desfazer de materiais recicláveis ou não.

Segundo a prefeitura municipal, apesar dessas ações existirem, é comum flagrar descarte de lixo irregular na cidade, como é o caso de uma calçada, no entorno de um condomínio, no bairro Campestre, localizado na zona Leste da capital.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraLixo e entulho acumulados
Lixo e entulho acumulados

Segundo Fabricio Amaral, coordenador de limpeza Pública da SEMDUH, esse ponto é monitorado. “Nós já monitoramos esse ponto de descarte irregular. É um dos muitos que tem na cidade e que são “viciados”, ou seja, a Prefeitura limpa, mas a população torna a jogar lixo de novo. A coleta domiciliar acontece às terças, quintas e sábados. Já a limpeza de calçadas, ruas e praças da região também são realizadas constantemente por meio da empresa CTA”, explica.

Como realizar o descarte de resíduos de forma correta

Segundo a Prefeitura de Teresina, atualmente, é disponibilizada 56 Pontos de Recolhimento de Resíduos, que estão distribuídos por toda a cidade, mas enfrenta problemas quanto ao uso indevido dos containers.

Para descartar resíduos corretamente, a pessoa deve procurar um Ponto de Recolhimento de Resíduo. Os da cor laranja, são para colocar restos de materiais de construção e/ou reformas, móveis usados e podas de árvores.

Também existem os Postos de Entrega Voluntária, com 21 unidades em Teresina, e ficam especialmente em praças. São lixeiras coloridas que armazenam material reciclável, como vidro, metal, papel e plásticos.

Denúncias

Para realizar denúncias a Semduh disponibiliza o WhatsApp do programa Lixo Zero. Todas as denúncias são realizadas de forma anônimas, podem ser encaminhados vídeos e fotos. As denúncias devem ser enviadas para o WhatsApp (86) 99402-3074.

Facebook
Veja também