Viagora

SAMU de Teresina atendeu cerca de 17 mil ocorrências neste ano

Segundo o diretor do órgão, Eliel dos Santos, todos os chamados do fone 192 passam por uma triagem para que o envio da ambulância seja adequado.

O Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU), divulgou que as equipes de ambulâncias e motolâncias atenderam 16.905 ocorrências nos primeiros seis meses de 2022. Os chamados estão divididos em urgências clínicas, acidentes de trânsito, entre outros.

De acordo com o Samu, das 16.905 ocorrências, 6.201 são de urgências clínicas, seguido de casos de acidente de trânsito, que apresentam 3.636 ocorrências, ocorrências de mal súbito que chegam a 1.371 e de quedas ou outros acidentes com 1.280 atendimentos.

Foto: Fundação Municipal de TeresinaNovas ambulâncias do Samu. ambulâncias do Samu.

Segundo o diretor do Samu Teresina, Eliel dos Santos, o órgão é administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e tem o objetivo de atender a população através do telefone 192. “Todos os chamados pelo fone 192 passam por uma triagem onde o médico avalia sobre a necessidade de enviar ambulância e o tipo de ambulância conforme a gravidade do paciente, pode ser de suporte básico ou avançado”, explica o diretor.

O diretor ainda orienta sobre os passos necessários para um atendimento eficaz e seguro. “É necessário informar a situação em que se encontra o paciente, dizer a localização exata e os pontos de referência que sejam bem conhecidos, como praças, igrejas e outros que sejam fáceis de serem localizados”, conclui.

Facebook
Veja também