Viagora

HGV implanta protocolo para reduzir paradas cardiorrespiratórias nos pacientes

De acordo com o hospital o projeto do Ministério da Saúde foca na segurança do paciente e em uma qualidade essencial.

Nesta sexta-feira (15), o Hospital Getúlio Vargas (HGV), uma visita técnica de consultores do Hospital do Coração (HCOR), do estado de São Paulo, para a verificação do andamento de projeto que visa reduzir paradas cardiorrespiratórias em pacientes graves.

De acordo com informações do HGV, o Projeto de Qualificação da Atenção e Gestão Hospitalar do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadisus) do Ministério da Saúde, que está sendo implantado na instituição, tem como meta reduzir em 50% os casos de paradas cardiorrespiratórias. O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, explica que inicialmente o projeto será efetuado na Clínica Médica e depois terá uma expansão para outras unidades.

 “É um Projeto de Qualificação que será iniciado na Clínica Médica e depois expandido para outras unidades do hospital. São vários parâmetros do paciente que serão monitorados para identificar o risco de parada cardiorrespiratória. É muito importante participar porque é uma ferramenta que vai utilizar um protocolo de alerta precoce para que a gente reduza em 50% a incidência de parada cardiorrespiratória em pacientes graves. Estamos muito felizes em poder se integrar a esse Projeto”, explica o gestor.

Ainda de acordo com informações do hospital, o projeto foca na segurança do paciente. A consultora do HCOR, Ana Tucunduva Cardoso, afirma que o objetivo é também trabalhar com a equipe multidisciplinar. “Esse Projeto tem por finalidade apoiar a gestão a implantar um Protocolo de Alerta Precoce de Deterioração Clínica em Unidade de Internação Adulto, com o foco de reduzir o evento Código Azul, que é como chamamos a parada cardiorrespiratória desses pacientes. É um protocolo que trabalha com toda a equipe multidisciplinar, focando numa qualidade essencial e na segurança do paciente”, disse.

Facebook
Veja também