Viagora

HUT atende quase 5 mil vítimas de acidente de trânsito em 2022

Conforme levantamento do HUT, a principal causa isolada de internações que foram realizadas no hospital neste mês de julho são os acidentes de trânsito.

Nessa sexta-feira (15), o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) divulgou um levantamento que aponta registro de 4.700 entradas de vítimas de acidente de trânsito, com 1.700 cirurgias desse perfil, correspondendo a cerca de 20% do total de atendimentos na emergência ao longo deste ano de 2022.

Conforme os dados do HUT, a principal causa isolada de internações que foram realizadas no hospital neste mês de julho são os acidentes de trânsito. Neste ano houve um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado.

Foto: Ascom/HUTHospital de Urgência de Teresina (HUT).
Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Segundo a FMS, a maior porcentagem dos pacientes internados em decorrência de acidentes de trânsito, é de motociclistas, entre 21 e 40 anos de idade, do sexo masculino, com 87% dos casos de internação. Porém, adolescentes de 11 a 20 anos também aparecem na lista, servindo de alerta.

Ainda segundo o levantamento, no ano passado, o HUT passou a adotar o modelo preconizado pelo SUS para hospitais de referência, onde o paciente tem atendimento em até 30 minutos por uma equipe intensivista, além do suporte de exames por imagens e clínicos, acelerando o diagnóstico e a decisão médica.

De acordo com o médico e diretor do HUT, “Em todos os contextos, é importante que as pessoas tenham responsabilidade, respeitar os limites de velocidade, não ingerir bebidas alcoólicas, usar cinto de segurança e respeitar a sinalização”, explica.

Conforme a FMS, os ortopedistas atendem a maioria das vítimas de traumas de trânsito, sendo muitos de alta complexidade o que onera bastante o custo da saúde pública, um recorte feito, de janeiro a julho de 2022, indica um custo médio de mais de um milhão de reais, só com materiais especiais (OPME).

Facebook
Veja também