Viagora

FMS realizará testagem de hepatite em permissionários da Nova Ceasa

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, a doença pode atingir o fígado, e as vezes pode ser silenciosa.

Nesta quarta-feira (20), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizará testagem, de hepatite B e C, para atender permissionários da Nova Ceasa, localizada na zona Sul de Teresina.

De acordo com a FMS, as testagens foram previamente agendadas, e aconteceram das 8h às 11h30, em permissionários do local. A ação faz parte da campanha do junho Amarelo, mês de prevenção das hepatites.

Foto: Divulgação/Fundação Municipal de SaúdeTestagem de Hepatite
Testagem de Hepatite

Ainda de acordo doma Fundação de Saúde, em dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), até o mês de junho deste ano, em Teresina foram registrados 642 casos de vários grupos de hepatites virais nos últimos cinco anos, em sua maioria, são agudas sintomáticas dos vírus da hepatite A e B.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, a doença pode atingir o fígado, e as vezes pode ser silenciosa. “As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas”, disse.

Conforme a Fundação Municipal de Saúde, ocorrerá no dia 27 de julho outra testagem. A FMS também orienta que pessoas que apresentem sinais e sintomas da doença procurem uma Unidade Básica de Saúde, onde estão intensificadas as testagens e estão disponíveis vacinas contra a hepatite B.

Facebook
Veja também