Viagora

A principal estratégia contra Covid é a vacinação, diz Neris Júnior

O secretário de Saúde, falou também sobre o aumento de casos de dengue e chikungunya no Piauí.

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, falou ao Viagorasobre o aumento de casos de Covid-19, dengue e chikungunya no Piauí.

O secretário afirma que as reuniões com o Centro de Operações de Emergências (COE), estão sendo realizadas de três em três dias para a avaliação dos casos. Ele destaca sobre a necessidade de disponibilidade de leitos de UTI.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíSecretário de Saúde, Neris Júnior
Secretário de Saúde, Neris Júnior

“Estamos em uma tendência de aumento, ontem nós tivemos uma nova reunião do COE, essas reuniões que antes eram semanais agora está se reunindo praticamente de três em três dias, para essa avaliação dos números. Na nossa avaliação do COE a gente percebeu que há uma modificação de uma necessidade de ter esses leitos, antigamente os pacientes entravam e precisavam de leitos clínicos, hoje os pacientes quando chegam na nossa rede, já chegam um pouco agravados precisando de leitos de UTI. Então nós tínhamos em outro momento estabelecido o nosso hospital Natan Portella para receber esses pacientes. Durante a reunião do COE nós definimos que os hospitais regionais, eles tem leitos de isolamento dentro das próprias UTI’S convencionais, então esse leitos vão ser utilizado para esses pacientes no caso de necessidade”, afirmou.

De acordo com Néris Júnior, foram feitas avaliações sobre as medidas restritivas na prevenção da Covid-19, e que estão sendo orientadas nas instituições de ensino. O secretário frisa que os números de casos possam vir a diminuir, por conta do período de férias escolares.

“Estamos também com algumas medidas e avaliando medidas restritivas, a primeira dela foi a questão da utilização das máscaras em ambientes fechados. Estamos fazendo orientações as instituições educacionais, principalmente aquelas de ensino médio, de ensino básico, juntamente com as instituições de ensino superior. Vamos ter um período diferente, que é o período de férias escolares, pode ser que esses números venham a diminuir, e estamos fazendo essas orientações”, destacou.

Ainda de acordo com o secretário, a vacinação é a principal estratégia, e destaca que a população deve buscar a atualização do seu cartão vacinal.

“Sempre reforçando que a principal estratégia contra a Covid-19 é a vacinação. Estamos juntos aos municípios, estamos com representante da Saúde hoje cobrando ao Ministério da Saúde cobrando a vacinação de crianças menores de 5 anos, é uma cobrança do colegiado, do Conselho Nacional dos secretários estaduais de Saúde, então são diversas estratégias que estamos utilizando, a principal dela é se comunicar com a população e pedir que ela busque se atualizar ao seu cartão vacinal”, disse.

Dengue e chikungunya

Sobre a dengue e chikungunya, Néris Júnior, diz que os casos podem diminuir, por conta da diminuição das chuvas no estado.

“Orientamos também á população do estado do Piauí, através da Secretaria junto aos municípios também, elaborou um plano de contingência. Estamos acompanhando esses números, a gente pode perceber que houve uma diminuição no número das chuvas, pode ser que haja uma diminuição nos números de casos”, disse.

O secretário da Sesapi, frisa que a principal arma contra as transmissões do mosquito Aedes Aegypti, é a população.  “Como eu disse, também se comunicar com a população, a principal arma é a população para que ela possa está fazendo a limpeza dos seus quintais, tirando os objetos que acumulem a água. E a todo momento vamos estar nos comunicando com a população”, frisou Néris Júnior.

Por: Bruna Sousa

Facebook
Veja também