Viagora

Curso capacita psicólogos que atuam com crianças no país

De acordo com o Instituto, o objetivo do curso é capacitar profissionais que trabalham com crianças que necessitam de serviços de acolhimento.

O MTS Instituto (Método, Técnica e Saúde), realizará o curso “Manejo com Crianças e Adolescentes em Serviço de Acolhimento” com o objetivo que promover a capacitação de profissionais da saúde mental para que estes consigam acolher adequadamente o público infantojuvenil que necessita de serviços de acolhimento.

De acordo com levantamento do Conselho Nacional de Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), cerca de 30 mil crianças que residem em abrigos ou famílias acolhedoras no Brasil, 33,8% delas com idades entre 0 e 6 anos. Esses menores necessitam de acompanhamento psicológico e por isso o Instituto resolveu promover a capacitação para os profissionais que atuam com este grupo.

Foto: DivulgaçãoCriança
Criança
Segundo Kalina Galvão, psicóloga e organizadora do curso, a saúde mental de crianças e adolescentes é diferente de acordo com aspectos com estrutura familiar e vivências. “Enquanto profissionais da saúde mental devemos manter a escuta atenta e orientar este público de maneira humanizada e acolhedora. Sem julgamentos. Na nossa prática diária precisamos entender as crenças de cada família da qual a criança/adolescente faz parte; compreender os limites da realidade delas e, o mais importante, não julgar”, pontuou a profissional.
A psicóloga ainda aponta sobre a relação entre psicologia e assistência social nesses casos. “Qual o nosso papel diante da assistência social de alta e média complexidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade? Elas tiveram seus direitos violados, estão em situação mental fragilizada e estado emocional vulnerável”, conclui Kalina Galvão.

Conforme informações do MTS Instituto, o curso desenvolvido por Kalina Galvão e Naila Fortes será conduzido pela psicóloga Hivana Raelcia Fonse, especialista em Assistência Social e Saúde, e que também realiza pesquisas sobre o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, além de outros sistemas da área.

Facebook
Veja também