Viagora

Brasil se preparou para surto de varíola dos macacos, diz Queiroga

De acordo com o Ministério da Saúde, o país tem até o momento 696 casos da doença confirmados.

Nessa segunda-feira (25), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Brasil se preparou para lidar com diagnósticos de pacientes com varíola dos macacos. A fala correu em evento sobre vigilância da saúde promovido pelo Ministério.

De acordo com Marcelo Queiroga, o país e os órgãos responsáveis se prepararam para o surto da doença com laboratórios para diagnóstico e isolamento de pacientes. “Nós aqui no Brasil já vínhamos fazendo nosso dever de casa desde o primeiro rumor, desde o primeiro caso suspeito. Preparamos nossa estrutura para fazer o diagnóstico. Temos quatro laboratórios hoje no Brasil com capacidade para isso”, pontuou o ministro.

Foto: Divulgação/ OMSVaríola dos Macacos
Varíola dos Macacos

Segundo o ministro, o ponto sobre a contaminação da varíola dos macacos ocorrer mais em homossexuais do sexo masculino dito por Tedros Adhanon Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em reunião, não é uma estigmatização. “E essa fala não é para estigmatizar ninguém. Apenas não se pode obscurecer que essa é uma realidade, mas outros públicos podem também ter essa doença. Enfim, vamos também aprender juntos como lidar com esse problema sanitário”, disse Queiroga.

Conforme informações do Ministério da Saúde, o Brasil tem até o momento 696 casos da doença confirmados. 506 de São Paulo, 102 do Rio de Janeiro, 33 de Minas Gerais, 13 do Distrito Federal, 11 do Paraná, 14 de Goiás, 3 na Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, 2 no Ceará, Rio Grande do Norte e Espirito Santo, além de 1 caso registrado em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

O ministro Marcelo Queiroga aponta que os laboratórios do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, Funed, em Minas Gerais, Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão prontos para realizar diagnósticos de casos da varíola dos macacos.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também