Viagora

IBGE aponta que inflação oficial sobe para 0,67% no mês de junho

De acordo com a pesquisa, nove grupos de despesa registraram inflação de custos no mês de junho.

Nesta sexta-feira (08), o Índice Nacional de Preços Ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, apresentou a porcentagem de 0,67% em junho de 2022. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que a taxa é superior ao registro de maio (0,47%) e ao de junho de 2021 (0,53%).

De acordo com os dados do IPCA, houve acumulação de 5,49% no ano e também 11,89% no mês de maio.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraVendas na Ceasa
Vendas na Ceasa

Conforme o IBGE, os nove grupos de despesas registraram inflação em junho, destacando o ramo alimentício, que teve um aumento de 0,80% nos preços. O IBGE aponta que a refeição fora de casa e lanche fora de casa foram os itens com maior alta, com 0,95% e 2,21% respectivamente.

Segundo Pedro Kislanov, gerente da pesquisa, o aumento aconteceu com a volta das atividades presenciais. “Assim como outros serviços que tiveram a demanda reprimida na pandemia, há também uma retomada na busca pela refeição fora de casa. Isso é refletido nos preços”, pontua o gerente.

Ainda de acordo com o IBGE, o leite longa vida (10,72%), o feijão-carioca (9,74%), o frango em pedaços (1,71%) e o pão francês (1,66%) também apresentaram um aumento no custo.

A pesquisa também pontua que o óleo diesel, gás veicular, passagens aéreas, planos de saúde, vestuário, artigos de residência, habitação e educação obtiveram aumento nas taxas de inflação.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

IBGE

IPCA

Facebook
Veja também