Trabalhadores são resgatados em situação de trabalho escravo no Sul do Piauí
De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), os trabalhadores atuavam catando raízes em fazendas da região, e que se encontravam em situação degradante.
Dez trabalhadores em situação análoga a de escravidão foram resgatados nos municípios de Currais e Palmeira do Piauí, ambos localizados na região sul do estado. O resgate foi feito através de uma atuação do Grupo Móvel Estadual de Combate ao Trabalho e os auditores fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho.
De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), os trabalhadores atuavam catando raízes em fazendas da região, e que se encontravam em situação degradante. Segundo o procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, que atuou nos resgates.
“Os alojamentos não tinham as condições mínimas. Eles entravam em barracas de lonas improvisadas no meio do mato, dormiam em redes armadas entre as árvores e faziam suas refeições sentados em pedras. Os alimentos eram armazenados sem as mínimas condições de conservação. As refeições também eram preparadas em fogões improvisados nas pedras”, conta.

Segundo o MPT, dentre os resgatados, estava um adolescente de 17 anos de idade. Também foi constatado que os trabalhadores estavam sem registro profissional. Identificando o empregador, os auditores fiscais do Trabalho acordaram fazer uma rescisão indireta de contrato de trabalho, para garantir o pagamento dos direitos trabalhistas.
Conforme o MPT, o empregador além de ser obrigado a assinar a carteira de trabalho, foi autuado pelos fiscais do trabalho e deverá assinar um Termo de Ajuste de Conduta com o MPT-PI.
-
Prefeitura de Teresina construirá 469 casas nas zonas Norte e Sul
De acordo com a Prefeitura, o projeto terá recursos do empréstimo de R$ 500 milhões firmado junto ao Banco do Brasil. -
Corpo de homem é encontrado no rio Parnaíba em Buriti dos Lopes
De acordo com os bombeiros, o corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira (15), no município. -
IBGE: Agropecuária é o setor com maior queda da taxa de ocupação no Piauí
De acordo com a PNAD Contínua, o setor no primeiro trimestre do ano registrou cerca de 166 mil pessoas ocupadas com o ramo da agropecuária. -
-
Inscrições do "Se essa Rua Fosse Minha" irão até 19 de agosto
De acordo com a Seplur, o concurso está aberto para pessoas, instituições públicas, instituições do movimento popular, igrejas, sindicato e associações. -
Veja o funcionamento dos supermercados no feriado do aniversário de Teresina
A rede de supermercados Pão de Açúcar e o Mercado Extra funcionarão normalmente nesta terça-feira (16)
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir