Viagora

Projeto da UFPI busca produzir bebida sabor café com amêndoa da carnaúba

De acordo com a professora Stella Arcanjo, orientadora do projeto, o objetivo da pesquisa é utilizar uma matéria-prima que possui um grande potencial econômico no Estado.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), divulgou um projeto que tem como objetivo principal produzir uma bebida semelhante ao café a partir do reaproveitamento da amêndoa da carnaúba. A pesquisa busca utilizar uma matéria-prima que possui um grande potencial econômico no Estado, que é a carnaúba.

De acordo com a UFPI, a ideia do projeto surgiu através de um estudante do curso de nutrição, que apresentou um esboço da pesquisa ao grupo de Pesquisa Bioprospeccao, Biotecnologia e Inovação de Produtos Naturais. O início da produção somente foi possível após um edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). A Universidade estima que a pesquisa seja concluída em junho de 2023.

Foto: Divulgação/ Universidade Federal do Piauí (UFPI)Pó da amêndoa da Carnaúba.
Pó da amêndoa da Carnaúba.
Conforme informações da Universidade, o projeto é realizado pelas alunas do curso de nutrição Ruthe Brito, Shelda Neres e do mestrando Fhanuel Andrade, com orientação da professora Stella Arcanjo.

Segundo Stella Arcanjo, é preciso acompanhar os avanços tecnológicos em projetos que envolvam matérias-primas. “O debate acerca da importância e da origem das Plantas Alimentícias Não convencionais (PANCs) vem mostrando sua importância e suas vantagens dentro da alimentação ou na elaboração de um subproduto", explica a professora.

As pesquisas realizadas até então pelo Grupo de Pesquisa apontam que o uso da carnaúba não é um benefício somente econômico, pois também auxilia na saúde e qualidade de vida se usado na quantidade adequada. A questão levantada pelo grupo é exatamente sobre como fabricar produtos que contenham medidas exatas do pó da amêndoa da carnaúba.

Facebook
Veja também