Viagora

IBGE: Agropecuária é o setor com maior queda da taxa de ocupação no Piauí

De acordo com a PNAD Contínua, o setor no primeiro trimestre do ano registrou cerca de 166 mil pessoas ocupadas com o ramo da agropecuária.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a agropecuária é o setor com maior redução no número de pessoas ocupadas no Piauí. Cerca de 166 mil pessoas estão ocupadas com atividades que envolvam agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, no Estado. O número é inferior ao registrado em 2021, que foi de 239 mil pessoas ocupadas no ramo.

De acordo com a PNAD Contínua, o setor da agropecuária possuía 340 mil pessoas ocupadas no Piauí em 2012, que em comparação ao segundo trimestre de 2022 registrou uma redução de 174 mil pessoas envolvidas nas atividades do campo. A queda foi de 51,17% em mais de 10 anos.

Conforme informações da PNAD Contínua, apesar da redução na área da agropecuária, o Piauí possui alguns setores que apresentaram crescimento substancial, em comparação com 2021.  Os setores de alimentação e alojamento registraram aumento de 32 mil pessoas a mais ocupadas, apresentando o percentual de 60,2% no período de um ano.

Além do setor alimentício, o ramo da administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais pontuou o crescimento de 43 mil pessoas ocupadas no período. A ordem apresentou o percentual de 17,3%.

Facebook
Veja também