Viagora

Compra de insumos está sendo feita, diz Dr. Gilberto na Câmara de Teresina

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, informa que não há alterações nos serviços de saúde oferecidos pelo município, ele diz também que Teresina possui insumos para os próximos 45 dias.

Nesta quinta-feira (18), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Gilberto Albuquerque, participou de audiência na Câmara Municipal de Teresina (CMT), para esclarecer a respeito da falta de insumos na rede de saúde da capital.

O presidente da FMS, informou que a vigilância nacional divulgou uma lista que mostra vinte medicamentos com matéria prima em falta, e por esse motivo, ocorrem substituições de medicamentos. “Nós temos uma lista que a vigilância nacional de saúde emitiu, em que nós temos vinte medicamentos principais em falta de matéria prima no mercado. O que nós temos feito, nós temos substituído esses medicamentos, nós temos juntado medicamentos que tenham efeitos semelhantes, suficientes para atender a população, nós temos aberto novas licitações para que assim a gente possa atender a demanda da população em tempo hábil”, disse.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraAudiência na Câmara Municipal de Teresina com o secretário da FMS
Audiência na Câmara Municipal de Teresina com o secretário da FMS

Questionado sobre a reposição dos insumos, Dr. Gilberto afirma que já foram concluídas 13 licitações onde há muitos insumos adquiridos pelo órgão. “Nós já temos aí, essa última semana por exemplo, a gente já concluiu mais 13 licitações, onde existem vários insumos adquiridos por nós, mas nós reiteramos alguns desses produtos, eles estão em falta de matéria prima no mercado, muitos no mercado brasileiro, mas grande parte no mercado mundial”, comentou.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, informa que não há alterações nos serviços de saúde oferecidos pelo município, ele diz também que Teresina possui insumos para os próximos 45 dias. “Nós ainda não tivemos nenhuma alteração no nosso serviço de saúde, o que nós tivemos de maior dificuldade recentemente foi soro, porque não existe matéria prima que é a embalagem para ele. A embalagem hoje de soro é um problema, porque não existe matéria prima para a fabricação do mesmo, porém, nós conseguimos adquirir soro em quantidade para assegurar pelo menos os próximos 45 dias, nós temos soro suficiente, e todas as ações, todas as medidas nós já tomamos para isso, por isso não houve nenhuma alteração na assistência a população”, confirma.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraSecretário da FMS de Teresina, Dr. Gilberto Albuquerque
Secretário da FMS de Teresina, Dr. Gilberto Albuquerque

De acordo com o presidente, após a pandemia de covid-19, os preços de produtos hospitalares encareceram, e o órgão tem trabalhado para utilizar apenas o essencial para que não falte.  “Recurso nunca é suficiente na área da saúde, depois desse período Covid houve um encarecimento muito grande dos insumos e produtos hospitalares de modo geral, nós temos trabalhado para economizar, usar só o essencial e claro em havendo a necessidade, a prefeitura tem a habilidade, tem uma gestão capaz de fazer remanejamentos financeiros, e aqueles itens que forem prioridade com certeza serão atendidos” disse.

O vereador Paulo Lopes (PSDB), integrante da comissão de saúde, afirmou que foi solicitado esclarecimentos por escrito da FMS, e caso não sejam dadas respostas concretas sobre a falta de insumos, haverá uma audiência pública.

“Nós pedimos a ele que a própria fundação possa apresentar aqui na casa, nós no final da audiência, nós apresentamos um levantamento de tudo que foi colocado e nós apresentamos para ele, para que ele possa dar uma resposta. Eu questionei por exemplo a questão da comissão de licitação que tinha na Fundação Municipal ao longo dos anos durante a gestão do prefeito Firmino,  por exemplo, nos últimos oito anos, e essa comissão ela foi destituída e voltou para a SEMA, foi centralizada na SEMA, e a gente sabe que a comissão ela tem que ter agilidade nas compras, e a gente questionou se essa mudança da comissão para a Sema, juntando com vários problemas que já tem na gestão municipal, se isso não atrasou a compra de alguns medicamentos, ele fez alguns esclarecimentos, mas nós pedimos por escrito, e a gente aguarda que seja apresentado para a gente, e que se for o caso de não ter essas respostas concretas, acredito que haverá uma audiência pública”, informou o parlamentar.

A audiência realizada na Câmara Municipal foi liderada pela Comissão da Saúde, participaram a vereadora Pollyana Rocha (PV), Vereador Dr. Luiz Lobão (MDB), Vereador Paulo Lopes, Vereador Dr. Leonardo Eulálio (PL), Vereador Venâncio Cardoso (PSDB). E contou com a presença de servidores da casa.

Facebook
Veja também