PF faz operação contra crimes de extorsão e cumpre mandados em Teresina
Conforme a PF, a investigação que resultou nesta operação se iniciou em 2020 visando apurar os crimes praticados por organização criminosa especializada na prática de extorsões mediante sequestro.
Nesta sexta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou a Operação Calceus com o objetivo de dar cumprimento a seis mandados de prisão preventiva por crime de extorsão mediante sequestro na cidade de Teresina. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.
Conforme a PF, a investigação que resultou nesta operação se iniciou em 2020 com o objetivo de apurar os crimes praticados por organização criminosa especializada na prática de extorsões mediante sequestro contra servidores da Caixa Econômica Federal no Piauí.
A PF explica que a operação foi designada com este nome, pois significa sapato, em referência a modalidade de crime conhecida como “sapatinho”, em que o criminoso sequestra a família da vítima para obter a vantagem ilícita.
Ainda segundo a polícia, os autores do crime se utilizavam de violência e grave ameaça contra os funcionários e famílias e com isso conseguiram subtrair cerca de R$ 490 mil do cofre de agência bancária da Caixa, localizada na zona sudeste da capital.
A Polícia Federal ainda informou que alguns meses após este fato, a quadrilha sequestrou um gerente de outras instituição financeira da capital e parte dos investigados foram presos em flagrante pela Polícia Civil do Piauí.
De acordo com a polícia, os investigados vão responder pelos crimes de extorsão mediante sequestro (Art. 159, caput e §1º, do Código Penal), com pena entre 12 a 20 anos de reclusão, e por integrar organização criminosa (Art. 2º, §2º, da Lei n. 12.850/2013).
Dupla suspeita de tentar matar policial militar é presa durante operação em Teresina
Os mandados de prisão temporária foram cumpridos nesta quinta-feira (23) em ação integrada entre as Polícias Civil e Militar.Suspeito de agredir companheira é conduzido à delegacia em Acauã
Ao chegar no local, foram constadas lesões aparentes no rosto da vítima e do suspeito que afirmou ter sofrido agressão da denunciante.Foragido da Justiça do Distrito Federal é preso em operação na zona Norte de Teresina
Segundo as investigações, o suspeito teria surpreendido um casal que estava chegando do trabalho e anunciou o assalto, ameaçando atirar contra eles.Homem é assassinado com vários tiros em praça de Floriano
De acordo com a polícia, o crime foi registrado na madrugada desta quinta-feira (23).Polícia Militar deflagra Operação Veraneio 2026 no litoral do Piauí
Conforme a PM, a operação seguirá até o dia 03 de agosto, que é o período de maior movimentação de turistas nas praias piauienses.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir