Viagora

Alepi discute a criação do curso de Terapia ocupacional na UFPI

De acordo com a presidente do COFFITO, o serviço realizado pelo terapeuta ocupacional é de extrema importância para o desenvolvimento dos pacientes.

Na manhã dessa segunda-feira (08), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), realizou uma audiência pública com o objetivo de debater sobre a criação de um curso de Terapia ocupacional na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A proposta é do deputado Fábio Novo (PT).

De acordo com a professora Dionis Machado, coordenadora do curso de Educação Física da UFPI, a quantidade de profissionais especializados na Terapia Ocupacional é pequena e não supre a demanda. “No Piauí há uma extrema carência desse profissional. Os poucos profissionais existentes concentram-se na capital e o interior fica sem o trabalho do terapeuta”, destaca a profissional.

Segundo a presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Ana Carla Souza, o serviço realizado pelo terapeuta ocupacional é de extrema importância para o desenvolvimento dos pacientes. “O Ministério quer enviar recursos destinados a projetos no Estado, mas não consegue porque faltam profissionais que vão trabalhar o desempenho ocupacional da população. Esses recursos, muitas vezes, acabam retornando para o Ministério da Economia”, disse a presidente.

Conforme informações do Diretor de Ciências da Saúde da UFPI, professor Arquimedes Cavalcante, a universidade já possui um plano de implantação do curso, mas que agora precisa do apoio de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Educação (MEC), para a liberação do recurso necessário. “A UFPI já tem todo o projeto pedagógico para implantação do curso de Terapia Ocupacional, mas o que precisamos agora é sensibilizar o Ministério da Educação para que os recursos sejam liberados”, explicou o Diretor.

Facebook
Veja também