Viagora

Sesapi monitora casos de pássaros mortos em Milton Brandão

De acordo o técnico da coordenação de vigilância ambiental da Sesapi, Mauro Barbosa, a equipe está aguardando resultados de exames laboratoriais com amostras coletadas das aves.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou que equipes da coordenação de vigilância ambiental seguem acompanhando o caso das aves que apareceram mortas na cidade de Milton Brandão, localizada no Piauí.

De acordo com o sanitarista e técnico da coordenação de vigilância ambiental da Sesapi, Mauro Barbosa, a equipe está aguardando resultados de exames laboratoriais feitos com amostras coletadas das aves. “Coletamos sangue, aves inteiras e encaminhamos esse material para o Lacen, Universidade Federal do Piauí e também para o Instituto Evandro Chagas”, explicou o profissional.

Foto: Divulgação / SesapiAves mortas são encontradas na cidade de Milton Brandão.
Aves mortas são encontradas na cidade de Milton Brandão.

Mauro Barbosa pontuou ainda que humanos não foram responsáveis pelas mortes dos animais. “Nós pedimos a tranquilidade da população, a vigilância ambiental está trabalhando em conjunto com a vigilância epidemiológica neste caso. Não identificamos nenhum caso relacionado com os humanos, mas mantemos a vigilância constante para qualquer alteração nesse cenário. No momento aguardamos os resultados dos exames laboratoriais, com eles poderemos ter uma visão mais precisa sobre a causa”, concluiu o sanitarista.

Segundo a Sesapi, a vigilância ambiental realiza acompanhamento diário na região de Milton Brandão, aumentando a vigilância nos locais onde os pássaros foram encontrados sem vida.

Facebook
Veja também