Viagora

FMS realizará I Seminário de Prevenção ao Suicídio em Teresina

As inscrições para o Minicurso Cuidando de Si e Cuidando do Outro se iniciam na próxima segunda-feira (5) e oferece certificado de 20 horas.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizará, dia 16, o I Seminário de Prevenção ao Suicídio: O que a gente sente importa, Agir salva Vidas, que visa abordar a campanha ‘Setembro Amarelo’ e o cuidado com a saúde mental. A apresentação acontece no Auditório do Teatro João Paulo II, bairro Redonda, no horário das 8h às 13h.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. As inscrições para o Seminário e Minicurso Cuidando de Si e Cuidando do Outro se iniciam na próxima segunda-feira (5) e oferece certificado de 20 horas. Para se inscrever basta acessar o site www.even3.com.br/valorizeavida.

Segundo a equipe de gerência de saúde mental da FMS, as vagas para o minicurso serão limitadas e qualquer pessoa que tenha interesse pode participar. “As vagas para o Minicurso Cuidando de Si e Cuidando do Outro são limitadas. Teremos palestra magna com Carlos Aragão, Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB e membro da IASP (International Association for Suicide Prevention). Qualquer pessoa que se interesse pelo tema pode participar.”, informa.

Centros de Atenção Psicossocial

Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

A capital do Piauí, conta com os Centros de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. Recursos em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas buscando a ressocialização do indivíduo.

O horário de funcionamento dos CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo; atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares). 

Facebook
Veja também