Fundação de Saúde realiza 2° curso de Nutrição Clínica em Teresina
De acordo com a FMS, o encontro contou com 150 participantes inscritos entre nutricionistas da rede municipal e acadêmicos, além da participação do Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque;
Nessa quarta-feira (31), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizaram a 2ª Atualização em Nutrição Clínica, em comemoração ao Dia do Nutricionista. Na temática da edição, foi abordada sobre os ciclos da vida à saúde mental. O evento aconteceu no auditório do Senac Miguel Sady, na capital.
De acordo com a FMS, o encontro contou com 150 participantes inscritos entre nutricionistas da rede municipal e acadêmicos, além da participação do Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, a Dra. Vanessa Mata do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da FMS, Fábio Marcos, diretor geral do HUT, Elaine Dias, Diretora do Senac-PI e das nutricionistas Yara Leal, gerente de nutrição (Genut-DAE), Ana Denise Guerra, Coordenadora do Serviço de Nutrição do HUT e Maria do Socorro Coimbra, representante do Conselho de Nutricionistas da 11ª região.
“Se considerarmos, que a ansiedade generalizada está entre as doenças mais prevalentes atualmente, e que ela tem uma correlação importante com aquilo que colocamos no prato, os tratamentos que relevarem a perspectiva nutricional são poderosos coadjuvantes nos tratamentos propostos”, explicou a gerente de nutrição, Yara Cristina Leal.
Ainda de acordo com a FMS, os participantes puderam aprofundar os conhecimentos e promover contatos através de palestras, mesas redondas e orientações variadas. O cronograma de atividades incluiu: nutrição materno-infantil, autismo e TDAH, nutrição na saúde do adulto e do idoso.
O diretor-geral do HUT, Fábio Marcos destacou a importância do Nutricionista no hospital durante a internação, e na transição de cuidados seguros na equipe de atenção domiciliar (EMAD), mantendo a continuidade da reabilitação nutricional e prevenindo riscos de complicações decorrentes de tratamento e da doença.
-
Comitê de preços do Ministério da Saúde negocia compra de medicamentos para o SUS
A medida tem o objetivo de adquirir remédios em grande volume por um preço menor, e aproveitar o espaço no orçamento para incorporar novos medicamentos no rol do SUS. -
FMS de Teresina faz mutirão do exame que detecta vírus ligado ao câncer
O mutirão ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de julho e 3, 4 e 5 de agosto de 2026, em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS). -
FMS debate com Ministério da Saúde financiamento da oncologia no Hospital São Marcos
A reunião busca alinhar o retorno dos atendimentos aos pacientes que necessitam de tratamento de oncologia no estado. -
Teresina Viva acontece neste sábado na UBS Chapadinha Sul
A iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços de saúde da população, oferecendo atendimentos preventivos -
FMS reforça vacinação de crianças e adolescentes durante férias escolares em Teresina
A fundação orienta pais e responsáveis a atualizarem a caderneta de vacinação para prevenir doenças e evitar complicações de saúde
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir