Viagora

Regina Sousa participa de solenidade de formação de policiais

A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira (12) e contou com a presença de comandantes da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro.

Nesta segunda-feira (12), por volta das 09h, aconteceu a cerimônia de encerramento da turma de operadores da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp). A ação contou com a junção de equipes do estado do Maranhão e Piauí e aconteceu nas alças da Ponte José Sarney, na Avenida Maranhão na zona central de Teresina.

A graduação contou 66 formandos, 33 do estado do Piauí e 33 do Maranhão, onde participaram da solenidade comandantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros dos dois estados, além de instituições parceiras como o Exército Brasileiro e a Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus).

Foto: Isadora Cavalcante/ ViagoraCerimônia de graduação do Feisp
Cerimônia de graduação do Feisp

A governadora Regina Sousa, que esteve presente no evento destacou que a integração entre as forças estaduais irá auxiliar no combate as facções criminosas que assolam os estados. “A frase a união faz a força é verdade, e o que a gente quer com a união de Piauí e Maranhão é fazer mais. Nós temos nossa fronteira de norte a sul [...] então nada mais justo nós nos unirmos nas tarefas de segurança social. Nos tempos desafios grandes, o tráfico, as facções e as milicias que estão se espalhando. Então é muito importante a integração de todas as forças policiais de um lado e de outro para podermos fazer frente a isso.”, disse a gestora estadual.

Segundo a Coronel Júlia Beatriz, coordenadora operacional da PM na Força Estadual Integrada de Segurança Pública, contou que a equipe graduada está capacitada para atuar de forma geral na segurança estadual.

“A força estadual veio para integrar a secretaria de segurança pública para que a gente pudesse ter um efetivo de pronto emprego em qualquer uma das áreas. Os operadores que estão sendo formados eles podem atuar em qualquer área, seja na polícia militar, civil e bombeiros. Então está capacitação nos vai dá segurança e fazer com o que forças de segurança pública fiquem mais fortes.”, informou.

Foto: Isadora Cavalcante/ ViagoraCerimônia de graduação do Feisp
Cerimônia de graduação do Feisp

O Coronel Rubens Pereira, secretário de Segurança Pública do Piauí ressaltou a importância da união entre as forças de seguranças estaduais [Maranhão e Piauí]. “Nós fizemos está estratégias contando com o resultado de fundamentar essa integração de forma planejada, o estado do Maranhão criou a força integrada de segurança pública e nós aqui a exemplo seguimos essa criação no ano passado. Essas forças derivam dos órgãos estaduais, polícia civil, militar e corpos de bombeiros [...] nós queremos a nivelação de instrução para este enfrentamento, sobretudo entre Timon e Teresina, das organizações criminosas que possuem uma interface interestadual então não há como enfrenta-las sem uma integração.”, destacou o secretário.

Foto: Isadora Cavalcante/ ViagoraCerimônia de graduação do Feisp
Cerimônia de graduação do Feisp

Para Maurício Martins, subsecretário de Segurança Pública, o curso demonstra o preparo de segurança pública entre os estados.

“É com grande satisfação que encerramos este treinamento com as policias cada vez mais capacitadas constatamos efetivamente que os estados do Maranhão e Piauí não medem esforços no sentido de oferecer o suporte necessário para que nossos policiais tenham uma qualificação adequada. Aqui [graduação] se encontram policias altamente preparados. O curso de operação de Segurança Pública que hoje se encerra proporcionou aos nossos alunos conhecimentos teóricos e práticos durante intensos 45 dias os preparando para os desafios de promover a segurança de maranhenses e piauienses.”, finalizou o representante do Maranhão.

Facebook
Veja também