FMS leva prevenção em saúde para as escolas de Teresina
Essa ação é um projeto da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e é coordenada pela equipe 06 da Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Santa Maria da Codipi.
Foi lançado há quase um mês lançado o projeto Consultório na Escola, com o propósito de efetivar as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) no contexto do âmbito escolar.
Essa ação é um projeto da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e é coordenada pela equipe 06 da Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Santa Maria da Codipi.
De acordo com a FMS, na última sexta-feira (09), 29 alunos foram avaliados, onde foram identificados que dois eram obesos e seis deles com sobrepeso. De acordo com a enfermeira Lívia Maria Mello, foram feitas prescrições médicas e encaminhamentos. “Também aplicamos 55 doses de vacinas (25 gripe, 24 SRC, 2 HPV, 2 dT e 1 Hep. B) e realizamos ação de educação em saúde para prevenção de dengue e covid-19”, explica a enfermeira Lívia Maria Mello. A próxima ação do Consultório na Escola será hoje, 16, às 13 horas, na CMEI Santa Maria das Vassouras com 25 alunos (crianças de 5 e 6 anos)”, conta.
Ainda segundo a enfermeira a ação visa atender estudantes com ações de saúde. “É um projeto para ter vinculação direta com a escola durante o ano todo para avaliar os alunos com procedimentos de saúde e realizar educação em saúde. Os estudantes terão atividades de acompanhamento de peso e altura, da acuidade auditiva e visual, atualização do calendário vacinal e ações de práticas corporais para desenvolvimento da criança”, diz.
Segundo a prefeitura de Teresina, o projeto está sendo desenvolvido em três escolas pela Equipe 06 da Unidade Básica de Saúde Santa Maria da Codipi, com a participação de Lívia Maria Mello (enfermeira), Amaury Dourado (médico), Maria Ildene de Oliveira (dentista), Mayara Félix (técnica de Enfermagem), Nayla Rocha (técnica de enfermagem da vacina), Regina Mesquita, Walflânia Viana e Maria das Graças Silva (agentes comunitárias de saúde).
Comitê de preços do Ministério da Saúde negocia compra de medicamentos para o SUS
A medida tem o objetivo de adquirir remédios em grande volume por um preço menor, e aproveitar o espaço no orçamento para incorporar novos medicamentos no rol do SUS.FMS de Teresina faz mutirão do exame que detecta vírus ligado ao câncer
O mutirão ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de julho e 3, 4 e 5 de agosto de 2026, em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS).FMS debate com Ministério da Saúde financiamento da oncologia no Hospital São Marcos
A reunião busca alinhar o retorno dos atendimentos aos pacientes que necessitam de tratamento de oncologia no estado.Teresina Viva acontece neste sábado na UBS Chapadinha Sul
A iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços de saúde da população, oferecendo atendimentos preventivosFMS reforça vacinação de crianças e adolescentes durante férias escolares em Teresina
A fundação orienta pais e responsáveis a atualizarem a caderneta de vacinação para prevenir doenças e evitar complicações de saúde










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir