Viagora

Rafael faz entrega da Medalha do Mérito Renascença em Parnaíba

A Outorga do Mérito Renascença, que marca o dia do Piauí, foi entregue para 24 personalidades civis e militares que contribuíram para o desenvolvimento do estado.

Nessa quarta-feira (18), o governador Rafael Fonteles, participou da solenidade de Outorga do Mérito Renascença, onde foram homenageadas 24 personalidades civis e militares que contribuíram para o desenvolvimento do Piauí. O evento foi realizado no Porto das Barcas, localizado na cidade de Parnaíba.

De acordo com o governo, a solenidade faz parte da programação do dia do Piauí, que 201 anos de adesão à independência do Brasil. O gestor do executivo do Estado, a entrega da outorga é um reconhecimento aqueles possuem histórias que contribuíram para o desenvolvimento do Piauí.

Foto: Reprodução/ InstagramGovernador Rafael Fonteles faz entrega de medalha em Parnaíba.
Governador Rafael Fonteles faz entrega de medalha em Parnaíba.

"Estamos homenageando pessoas, desde as mais simples, do povo, mas que têm histórias belíssimas de contribuição para nosso desenvolvimento, até figuras de fora do Estado que contribuem para este processo", disse.

Segundo o Governo do Piauí, mesmo após a independência de 7 de setembro, o estado ainda ficou sobre o domínio dos portugueses, e em Parnaíba foi dado o primeiro movimento que iria contra o regime a monarquia de portuguesa O governador Rafael Fonteles comentou que a luta foi finalizada com a batalha de Jenipapo.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíEntrega da Medalha em Parnaíba.
Entrega da Medalha em Parnaíba.

"Parnaíba foi quem soltou o primeiro grito de Independência e possibilitou que o Piauí se configurasse dentro do território brasileiro. Apesar da independência do 7 de setembro, feita por Dom Pedro às margens do Ipiranga, aqui, o Piauí, ficou ainda sob o domínio português. Então a partir desse grito de independência da Parnaíba, e finalizando com a batalha do Jenipapo, em Campo Maior, no 13 de março, a gente tem de fato a conquista, pelo nosso próprio povo, da independência do Piauí e da formatação do Brasil do formato que a gente concebe hoje", explica o governador.

Na ocasião, o gestor falou também sobre as obras que serão realizadas na Lagoa do Portinho e do Porto de Luís Correia. "O Governo está entregando obras tão sonhadas, como a nova sede do Corpo de Bombeiros, o reforço efetivo da Polícia Militar e das viaturas da Polícia Militar, a ciclovia, a revitalização da Lagoa do Portinho, como nós anunciamos hoje, uma obra de quase R$7 milhões de reais. As obras do Porto e Luís Correia, que faz parte da região metropolitana da Grande Parnaíba. A revitalização do Porto dos Tatus, que fica em Ilha Grande Tudo isso impacta a vida da população", falou.

Facebook
Veja também