Procuradoria do Trabalho investiga cooperativas de saúde em Teresina
O procurador José Wellington abriu investigação após denúncia do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí.
O Procurador do Trabalho, José Wellington de Carvalho Soares, instaurou sete inquéritos civis em face de cooperativas de saúde, situadas na cidade de Teresina, por supostas irregularidades trabalhistas no sentido de mascarar o vínculo de emprego existente na prestação do serviço. As portarias foram publicadas no dia 18 de outubro deste ano no Diário Oficial do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI).
Segundo o inquérito, os investigados são: Cooperativa dos Profissionais da Saúde do Vale (Coopcaress), Nurse & Fisio Ltda. (Intercare), Cogitare Home Care Ltda. – ME, Angio Corpus S/S Ltda. (Angio Corpus), Cooperativa de Trabalho e Enfermagem do Piauí - Coop Enftec, Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde e Assistência Social do Nordeste Ltda (Coopnordeste), bem como a Saúde e Casa Ltda (Fisiocare).
Na instauração dos inquéritos, o MPT considerou a denúncia do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI), que informou acerca de diversas empresas e estabelecimentos de saúde no Piauí que estariam contratando profissionais da enfermagem (enfermeiros, auxiliares, e técnicos em enfermagem) por meio de cooperativas para mascarar o vínculo empregatício.
Além disso, de acordo com o procurador José Wellington, a suposta irregularidade também visava mitigar o pagamento do piso nacional da enfermagem.
Outro lado
O Viagora entrou em contato com a Nurse & Fisio Ltda (Intercare), que informou que ainda não foi notificada sobre o inquérito civil. A Cogitare Home Care também afirmou que ainda não foi notificada pelo órgão ministerial.
A reportagem procurou as demais citadas para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria nenhum representante das cooperativas foi localizado. O espaço permancece aberto para esclarecimentos.
Auderi Martins será empossado como juiz substituto do TRE-PI nesta segunda
Auderi Martins ocupará a vaga deixada pelo advogado Guilardo Cesá Medeiros Graça, cujo biênio como juiz substituto foi encerrado em 2 de dezembro de 2024.Esperantina realiza Dia D de Vacinação contra a Gripe nesta quinta-feira
A mobilização está acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 13h.Presidente da FMS recebe manifestantes que reivindicam convocações de concursados
A reunião ocorreu após manifestação realizada em frente à sede da FMS nesta quarta-feira (28).Ministério Público examina licenciamento da Piauí Níquel para construção de barragem
A empresa Piauí Níquel Metais S/A é uma subsidiária da Brazilian Nickel, do setor de mineração.MP investiga Bridgestone do Brasil após denúncia de crimes tributários no Piauí
A investigação está a cargo do promotor de justiça Rodrigo Roppi de Oliveira.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir