Fundação Municipal de Saúde inaugura ambulatório do luto em Teresina
Segundo a pasta, o ambulatório está localizado no Centro Integrado de Saúde e tem o obejetivo de prestar apoio psicológico a pessoas que estão passando por um processo de perda.
Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), inaugurou no Centro Integrado de Saúde o “Ambulatório do Luto”, cuja iniciativa servirá para prestar apoio psicológico a pessoas que estão passando por um processo de perda.
Segundo a pasta, Teresina é a primeira cidade do Nordeste e a segunda do país a ofertas este serviço, que inicialmente será voltado a paciente em cuidados paliativos e seus familiares através do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A FMS informou que o serviço prestado em parceria com o Hospital Sírio Libanês, o qual ministrou um curso de cuidados paliativos para funcionários de Lineu Araújo e Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
“A gente entende que o luto começa a partir da morte da pessoa, mas na verdade é a partir do diagnóstico da doença. Pode fazer assistências às famílias e a este paciente, que está em situação vulnerável de uma doença ameaçadora da vida, e cuidar desse luto, dessas perdas, é cuidar da qualidade de vida e agregar valor à saúde do usuário do SUS”, disse a psicóloga do Sírio Libanês, Sirlei Dal Moro.
A diretora da clínica do Lineu Araújo, Benedita Reis, conta que o ambulatório atenderá pacientes em cuidados paliativos. “Atualmente, estamos atendendo pacientes do HUT e do seu serviço de atendimento domiciliar, e o próximo passo é estender para as UBS”, contou.
A gerente de Enfermagem, Ana Maria Carvalho, explica que para ter acesso ao serviço, basta procurar a UBS e solicitar uma consulta com o médico que fará o encaminhamento para o Lineu Araújo. “Eles passarão pelo atendimento com a assistência social, que encaminha para o agendamento da primeira consulta. Nas sessões subsequentes, o agendamento é feito no próprio Lineu Araújo sem passar novamente pela UBS”, finalizou.
Teresina
Piauí
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Prefeitura de Teresina
Teresina
-
Comitê de preços do Ministério da Saúde negocia compra de medicamentos para o SUS
A medida tem o objetivo de adquirir remédios em grande volume por um preço menor, e aproveitar o espaço no orçamento para incorporar novos medicamentos no rol do SUS. -
FMS de Teresina faz mutirão do exame que detecta vírus ligado ao câncer
O mutirão ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de julho e 3, 4 e 5 de agosto de 2026, em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS). -
FMS debate com Ministério da Saúde financiamento da oncologia no Hospital São Marcos
A reunião busca alinhar o retorno dos atendimentos aos pacientes que necessitam de tratamento de oncologia no estado. -
Teresina Viva acontece neste sábado na UBS Chapadinha Sul
A iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços de saúde da população, oferecendo atendimentos preventivos -
FMS reforça vacinação de crianças e adolescentes durante férias escolares em Teresina
A fundação orienta pais e responsáveis a atualizarem a caderneta de vacinação para prevenir doenças e evitar complicações de saúde
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir