Piauí inicia segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa
O produtor tem até o dia 15 de dezembro para declarar a vacinação e realizar a atualização cadastral, que pode ser feita pelo site da Adapi.
Nessa quarta-feira (1º), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), vinculada à Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), iniciou a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa, que será realizada de 1º a 30 de novembro e tem como objetivo imunizar bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses.
De acordo com o governo, o produtor tem até o dia 15 de dezembro para declarar a vacinação e realizar a atualização cadastral, que pode ser feita pelo site da Adapi.
Em relação a Sada e Adapi que estão trabalhando unidos para que o Piauí alcance junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para que isso aconteça, é necessário que o rebanho piauiense seja vacinado acima de 90%. Segundo o relatório em foi apresentado ao fim da primeira etapa da campanha, há um total de 667.500 animais com idade entre 0 e 24 meses em todo o estado, que nesta segunda etapa devem ser vacinados.
"Nós esperamos alcançar o maior patamar de vacinação nessa segunda etapa. No ano passado, foram 93% vacinados, nosso objetivo é aumentar esse percentual para que possamos comprovar para o Ministério da Agricultura que o estado do Piauí fez a sua parte e pode entrar na classificação de livre da aftosa sem vacinação. Isso é mais importante para o nosso estado do que os produtores imaginam. Nós precisamos sair da classificação livre da aftosa com vacinação junto com os outros estados, como Maranhão e Tocantins, porque se não sairmos dessa classificação e outros estados vizinhos saírem, não poderemos exportar nossa carne para eles. Mas, estamos bem otimistas que o Piauí ficará bem classificado com os outros estados”, diz Fábio Abreu (secretário)
Especialistas afirmam que a febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, ocasionado na boca e entre os cascos dos animais, causando assim uma enorme perda na produção de leite e carnes. Reconhecido como prevenção da doença com vacinação, pelos critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Piauí não apresenta casos da doença há 26 anos.
Simone Pereira, coordenadora do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (Peefa), explica sobre a importância da erradicação da doença
“Esse é um reforço que se dá para os animais mais jovens. A febre aftosa tem grande importância social e econômica, que pode impactar a vida dos produtores, empresários e famílias rurais, além de trazer prejuízos com relação à produtividade dos rebanhos, acarretando a diminuição na rentabilidade da agropecuária e no comércio, onde há uma implicação muito importante relacionado à imagem do país no mercado. Mesmo que os países importadores acatem as estritas regras referenciadas internacionalmente, estes podem reagir negativamente, ocasionando o fechamento de fronteiras de forma total ou parcial.”, alerta a coordenadora.
Por: Noely Alvarenga
Teresina
Piauí
Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada)
Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi)
Governador Rafael Fonteles autoriza intervenção na Piauí Conectado
A medida foi estabelecida através do decreto nº 22.594, que foi publicado na edição suplementar dessa terça-feira (05).Dr. Pessoa inaugura banheiro para ostomizados em escola de Teresina
O banheiro adaptado foi implementado na Escola Municipal Olímpio Castro, localizada no bairro Vale do Gavião, zona Leste de Teresina.Primeira etapa do Porto Piauí será inaugurada na próxima quarta (13)
De acordo com o governador, o porto irá fortalecer diversos setores econômicos e atrair novos investimentos para o estado, com geração de novas oportunidades de negócios e de emprego e renda.Piauí registra 30,22 km de cabos condutores furtados em 2023
De acordo com a Equatorial, o valor equivalente a essa subtração de fios da rede elétrica alcança o montante de aproximadamente R$ 477 mil.Motociclista fica gravemente ferido após colisão com carro em Timon
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na noite dessa terça-feira (05), na BR 316.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir