Profissionais de enfermagem protestam em frente ao HGV em Teresina
De acordo com o presidente do SENATE-PI, a categoria está realizando a manifestação com o objetivo de cobrar a aplicação do Piso Salarial da Enfermagem.
Nesta terça-feira (14), o Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (SENATE-PI) está realizando uma paralisação, que tem como objetivo principal cobrar a aplicação do Piso Salarial da Enfermagem aos profissionais. O ato foi iniciado às 8h, em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Centro de Teresina.
De acordo com Erick Riccely, que é presidente do SENATE-PI, a categoria precisa ser reconhecida após o trabalho árduo durante a pandemia da Covid-19.

“Nós precisamos de uma enfermagem que não seja esquecida após uma pandemia, onde os profissionais foram os que mais adoeceram e faleceram devido à doença. Nós estamos em uma situação tão crítica, que quando adoecemos trabalhando, o salário não da sequer para comprar a medicação. Essa é a nossa realidade”, afirmou o líder.
Ainda conforme Erick, os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares só querem a garantia do que foi prometido à eles.
“A medida provisória foi feita, ela só precisa ser assinada e publicada pelo presidente do Lula. Se mesmo assim o ministro Barroso não liberar esse piso, nós iremos ver que a questão é mais política do que jurídica”, informou o presidente do Sindicato.

O líder do Sindicato pontuou ainda que o piso salarial já era injusto à categoria anteriormente, e que agora só piorou.
“O piso que já tem um valor muito pequeno. Começou em R$ 7.500 e hoje é R$ 4.450, já foi reduzido praticamente pela metade e mesmo assim eles resistem em pagar”.
Piso Salarial
O Piso Salarial da Enfermagem já foi estabelecido por lei, após intenso processo de elaboração de Projeto de Lei, PEC (Projeto de Emenda Constitucional) e sanção no senado, câmara federal e presidência da república. Mas, no mês que seria aplicado ao salário da Enfermagem, foi suspenso pelo STF(Supremo Tribunal Federal) que cobrou apresentação de fontes de custeio.
Prefeitura de Esperantina realizará Dia D da Vacinação contra a Influenza no dia 29
A campanha busca ampliar a cobertura vacinal e proteger grupos prioritários contra complicações da gripeHEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos em Parnaíba
O procedimento ocorreu às 10h desse sábado (17), com duração de cerca de três horas; os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes.FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV.Programa Mais Médicos abre 92 vagas em 67 municípios do Piauí
Os profissionais atuarão por quatro anos na Atenção Primária a Saúde em regiões prioritárias do estadoCorrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico
A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir