FMS implanta Ambulatório de Sexualidade na zona Norte de Teresina
O atendimento acontece em UBS do bairro Santa Maria da Codipi, para os adolescentes de 10 a 19 anos
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), implantou um novo serviço com Ambulatório de Sexualidade para o atendimento de adolescentes na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina.
De acordo com a Fundação, a assistência visa alcançar os jovens entre 10 a 19 anos de idade. Para conseguir o serviço, não existe a necessidade de agendamento e o atendimento será na última segunda-feira de cada mês.
O Ambulatório de Sexualidade prestará ações preventivas, com avaliação de peso e altura, vacinação, atividades de educação em saúde, atendimento de enfermagem e saúde bucal. A realização de exames solicitados, também serão encaminhados.
Conforme a enfermeira da UBS do bairro Santa Maria da Codipi, Lívia Mello, o Ambulatório visa também conscientizar e elucidar dúvidas dos adolescentes.“É para atuar na redução do índice de gravidez na adolescência e prevenção ao uso de drogas, além de tratar de vários temas relacionados à puberdade, dúvidas próprias desse período da vida e realização de ações de proteção em saúde. É uma ação da equipe 6 do programa Estratégia Saúde da Família dessa UBS”, explica.
A profissional também informa que existe uma atividade coletiva para abordar os tabus e preconceitos que giram em torno da sexualidade. Lívia Mello convida os pais a conhecerem mais sobre o serviço e aprenderem com os debates.
No primeiro dia do atendimento, o Ambulatório recebeu oito adolescentes, dois destes com sobrepeso, além de realizar seis exames e encaminhamento oftalmológico e psicológico.
Teresina
Piauí
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
-
Procon fiscaliza estabelecimentos comerciais em Corrente e Cristalândia do Piauí
Segundo o relatório, os fiscais estiveram em supermercados, farmácias, hortifrutis, panificadoras, óticas, revendas de água e lojas agropecuárias. -
CRM do Piauí divulga nota de pesar pela morte do neurocirurgião Jacinto Lay
Segundo informações preliminares, o profissional estava internado em estado grave após apresentar complicações relacionadas ao câncer de pele que estava em estágio de metástase. -
Tribunal de Justiça do Piauí empossa administrativamente novas desembargadoras
De acordo com o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, a chegada das novas integrantes engrandece a Corte. -
Prazo para aderir ao RefisTHE 2026 termina no dia 31 de julho
O prazo, que havia sido prorrogado pelo prefeito municipal, vai até o dia 31 de julho de 2026. -
Policial Civil é condenado a 16 anos de prisão por homicídio em Teresina
O promotor de Justiça Régis de Morais Marinho sustentou a condenação do acusado pela prática do crime previsto no Art 121, do Código Penal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir