Viagora

Governo e Águas de Teresina anunciam investimentos em esgotamento

A obra em parceria com Águas de Teresina, vai custar R$ 300 milhões e atingirá mais de 480 mil pessoas

Nesta quarta-feira (10), o governador Rafael Fonteles e o presidente da Águas de Teresina, lançaram a expansão do sistema de esgoto em Teresina. A cobertura sanitária pretende atingir 59% da capital até final de 2024, e conta com um investimento de R$ 300 milhões.

A solenidade aconteceu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Pirajá. De acordo com o Governo do Estado, a estruturação da obra vai gerar 525 empregos e atenderá mais de 480 mil pessoas.

Foto: Reprodução / InstagramAmpliação do sistema de escoamento
Ampliação do sistema de escoamento

O chefe do executivo do Piauí, ressaltou o trabalho realizado pela Águas de Teresina, visando prestar mais serviço de esgotamento para a comunidade teresinense. “A gente planejou essa subconcessão ainda no Governo Wellington Dias para ver isso que está acontecendo hoje, um modelo que está dando certo. Saímos de uma cobertura de esgotamento de 18%, quando a empresa ganhou a concessão, para alcançar quase 60% no próximo ano. Em um tempo muito mais rápido do que esperávamos”, destacou Rafael Fonteles.

Segundo o governador, está sendo estudado a possibilidade de levar o serviço para os outros municípios do estado, com o objetivo de promover até 2033 água potável para 99% da população e 90% de tratamento de esgoto.

Para o diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, o trabalho feito pela empresa se mostra positivo, tendo registrado um aumento de 40% na cobertura sanitária em Teresina, um número superior aos 19% mostrados em 2017.

Bairros

Conforme o Governo do Piauí, 27 bairros vão receber a apliação do sistema sanitário de esgotamento. Saõ eles: Aeroporto, Água Mineral, Alto Alegre, Cabral, Centro, Itararé, Macaúba, Mafrense, Marques, Mocambinho, Monte Castelo, Morro da Esperança, Nossa Senhora das Graças, Nova Brasília, Piçarra, Pio XII, Pirajá, Porenquanto, Poti Velho, Primavera, Real Copagre, Redenção, São Francisco, São Pedro, Tabuleta, Vale do Gavião e Vermelha.

Estrutura

Será 220 km de coletores de esgoto, 7,1 km de linhas de recalque, 3,3 km de interceptores e 23 Estações Elevatórias de Esgoto. A ETE do bairro Pirajá terá sua capacidade renovada para 260 l/s, mais que o dobro do volume de 150 l/s que possui atualmente. 

Objetivo

A obra além de promover mais bem-estar para a comunidade, pretende preservar os rios Poti e Parnaíba de impurezas. O projeto busca também levar mais valorização imobiliária para os bairros atingidos, movimentando a economia e setor de turismo.

 O Governador Rafael Fonteles também destacou que o investimento visa evitar a proliferação de doenças, melhorando a saúde dos teresinenses. “Em cada real investido, você deixa de gastar três, quatro e até cinco reais em saúde pública, pois o saneamento evita uma série de doenças. E esse é o principal motivo para investir em saneamento”, ressaltou.

Facebook
Veja também