Viagora

SAMU de Teresina faz mais de 14 mil atendimentos no 1º semestre

O diretor do Samu, Eliel dos Santos, destaca sobre as principais ocorrências de urgência clínica e outros tipos de atendimentos.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgou nesta segunda-feira (31), que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Teresina, atendeu 14.564 mil ocorrências do período de janeiro a junho deste ano, com envio de ambulâncias e motolâncias.

De acordo com a FMS, com a maior quantidade de atendimento estão as urgências clínicas com 4.494 ocorrências. Os casos de acidente de trânsito estão é segundo lugar, com 3.837 atendimentos. A terceira posição aos casos de mal súbito com 1.725 chamadas, e na quarta posição estão os casos de queda e outros acidentes com 1.069 atendimentos.

Foto: Divulgação/PMTSAMU
SAMU.

O diretor do Samu, Eliel dos Santos, destaca sobre as principais ocorrências de urgência clínica e outros tipos de atendimentos. “Nas urgências clínicas estão acidente vascular cerebral (AVC), hipoglicemia, casos de convulsões. Os acidentes de trânsito também estão nas estatísticas e outras como urgências ginecológicas, psiquiátricas, mal súbito, queda, entre outros atendimentos”, disse.

Eliel dos Santos orienta que as pessoas ao se depararem com algum caso de problema de saúde, devem manter a calma, fornecer as informações necessárias sobre como se encontra a vítima e a localização “Todos os chamados pelo fone 92 passam por uma triagem onde o médico avalia sobre a necessidade de enviar ambulância e o tipo de ambulância, conforme a gravidade do paciente, pode ser de suporte básico ou avançado”, explicou o diretor.

Na oportunidade, o profissional também informa que no momento de acionar o Samu, a população cumpra os requisitos do funcionamento do órgão. “É necessário informar a situação em que se encontra o paciente, dizer a localização exata e os pontos de referência que sejam bem conhecidos, como praças, igrejas e outras que sejam fáceis de serem localizados”, completou Eliel.

Facebook
Veja também