Viagora

FMS elabora plano de vacinação para o 3º quadrimestre em Teresina

Nesta quarta-feira (13), as diretorias de Atenção Básica e Vigilância em Saúde se reuniram para discutir a elaboração do plano de ação da vacinação em relação ao terceiro quadrimestre de 2023.

As diretorias de Atenção Básica e Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizaram uma reunião nesta quarta-feira (13), com o objetivo de produzir o plano de ação da vacinação em Teresina referente ao terceiro quadrimestre de 2023.

De acordo com a FMS, as equipes vão definir o público alvo, as vacinas, bem como as novas datas e locais de vacinação, incluindo ainda a logística de transporte e armazenamento.

Foto: Divulgação/ FMSEquipe da Fundação Municipal de Saúde.
Equipe da Fundação Municipal de Saúde.

Conforme a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, a metodologia aplicada será a de microplanejamento, que tem enfoque nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando alcançar as metas de vacinação por meio da organização sistemática das atividades de imunização.

“O processo de microplanejamento é essencial para que todas as etapas da vacinação sejam realizadas de forma adequada e segura, alcançando o maior número de pessoas possível”, frisou a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.

A fundação ainda destacou que uma oficina de capacitação de facilitadores será promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde, em Fortaleza, em agosto para os profissionais da saúde.

Ainda segundo a FMS, a função dos facilitadores é atuar em setores no processo de microplanejamento de imunização, vigilância epidemiológica e atenção primária à saúde que são replicados nos municípios e estados, bem como elaborar os planos 2023 – 2024 das atividades de vacinação de alta qualidade do programa de rotina, intensificação e campanhas.

Facebook
Veja também