Viagora

HUT realiza encontro de conscientização sobre doação de órgãos

O HUT, tem papel importante para captação de órgãos, responsável por cerca de 60% das captações de pessoas com morte encefálica e em condições de doar do Estado

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, realizou um encontro para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos nessa terça-feira (26). A iniciativa foi promovida pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e contou com a participação da equipe da Central Estadual de Transplantes e profissionais da unidade hospitalar, promovendo educação continuada.

A enfermeira e membro da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do HUT, Cristiane Tibúrcio, explicou que verbalizar para a família acerca do desejo de ser um doador é um passo importante nesse processo.

Foto: ReproduçãoDia Nacional da Doação de Órgãos
Dia Nacional da Doação de Órgãos

“Falar em doação de órgãos é falar de amor. A doação envolve muito mais que uma simples autorização e captação, é um processo sensível, que envolve uma equipe multiprofissional capacitada para identificar potenciais doadores, além de lidar com as famílias em um momento tão difícil, mas que ajudará outras vidas” comenta a enfermeira e membro da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do HUT, Cristiane Tibúrcio.

Além disso, o médico Danilo Luz e a enfermeira Sylvia Leite, coordenadores da CIHDOTT, enfatizaram que a doação é efetivada somente com a autorização da família do doador. “Converse com seus familiares! Seja um doador de órgãos e tecidos! Ajude a salvar vidas!”.

Em 15 anos de funcionamento, o HUT que é vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou milhares de atendimentos de alta complexidade em urgência e emergência, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), consolidado como uma referência na região. Desde 2022, a unidade já realizou 223 captações, foram 130 córneas, 62 rins e 31 fígados doados.

Por Alexia Dias

Facebook
Veja também