Viagora

Polícia prende suspeito de participar de incêndio em Canto do Buriti

De acordo com a Polícia Civil, o homem, identificado como R.S.M., foi preso nesta quinta-feira (28).

Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Civil do Piauí executou o cumprimento do mandado de prisão de um homem, identificado somente pelas iniciais R.S.M., suspeito de participação em incêndio no município de Canto do Buriti, localizado na região Sul do estado.

De acordo com a Polícia Civil, o incêndio do qual o suspeito teria participado foi de grande proporção e aconteceu em agosto deste ano. As chamas atingiram 716,310 hectares da localidade Santa Clara, às margens da PI-141, na zona Rural da cidade.

O delegado-titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Willame Moraes, informa que cerca de 500 famílias que residem na região foram colocadas em risco pelo incêndio, que causou danos patrimoniais e ameaçou o território do Parque Nacional das Serras das Confusões.

“Após o incêndio, o suspeito fugiu para Tocantins e ao retornar para Canto do Buriti foi cumprido o mandado de prisão. Ele estava em posse de duas armas de fogo e também foi autuado em flagrante pelo crime”, afirmou Willame Moraes.

Segundo a polícia, dois homens foram presos no início deste mês, no município de Alvorada do Gurguéia, suspeitos de participação em outro incêndio, este tendo atingido o cerrado piauiense. Os indivíduos vêm sendo investigados em razão dos crimes de organização criminosa, destruição de florestas preservadas, dano qualificado, ameaça, posse ilegal de arma de fogo, desobediência e esbulho possessório, crime caracterizado pela perda de posse ou de uma propriedade através de violência, clandestinidade ou precariedade.

A Polícia Civil afirma que a ação foi realizada com o apoio da Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), além do Departamento de Polícia do Interior e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Facebook
Veja também