Viagora

SAMU de Teresina atendeu mais de 145 mil ligações ao longo de 2023

As maiores demandas foram urgência clínica adulto, com 9.081 ocorrências e trauma por acidente de trânsito, com 8.033 atendimentos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina recebeu 145.977 ligações no ano de 2023, que passaram por triagem e um total de 49.397 foram repassadas para o médico regulador, gerando 29.123 ocorrências atendidas. As maiores demandas foram urgência clínica adulto, com 9.081 ocorrências e trauma por acidente de trânsito, com 8.033 atendimentos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (04), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Segundo informações da FMS, o Samu também atendeu 2.896 ocorrências por mal súbito, trauma por queda, com 2.247 ocorrências, e 1.579 transferências.

Além dos atendimentos, o ano de 2023 foi marcado pela promoção de ações educativas e de orientação à população, como treinamento para alunos e professores de unidades educacionais diversas, dando orientações em assistência pré-hospitalar. Foram realizadas também capacitações sobre direção defensiva para motociclistas que exercem suas funções utilizando motocicletas, como mototaxistas, moto uber, entre outros.

Com relação a capacitação dos servidores do SAMU, em 2023, foram feitas 20 qualificações, entre elas, em suporte básico de vida, capacitação em imobilização, interpretação de Eletrocardiogramas, avaliação primária com ênfase em controle de hemorragias, dentre outras.

A FMS informa que a operação do SAMU ocorre 24 horas por dia e pode ser solicitado através de ligação gratuita pelo fone 192 para atendimento de urgência/emergência clínicas, traumáticas, psiquiátricas e obstétricas em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

Ao ligar 192 os técnicos do atendimento telefônico coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Para atender a demanda de toda Teresina em 20233, o SAMU funcionou com 100% das suas frotas de motolâncias e unidades móveis de suporte avançado renovadas. E também teve 87,5% da frota de unidades móveis de suporte básico renovada. Foram adquiridas em 2023 o total de 10 ambulâncias e quatro motolâncias.

Facebook
Veja também