Operação do Imepi fiscaliza venda de material escolar em Teresina
Segundo o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí, a operação tem o objetivo de coibir a comercialização de produtos irregulares no comércio em Teresina.
A Operação Aulas Seguras foi deflagrada nesta segunda-feira (08), pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI), visando coibir a comercialização de produtos irregulares no comércio em Teresina.
De acordo com o Imepi, a ação é destinada a averiguação de artigos escolares como apontador; borracha e ponteira de borracha; caneta esferográfica e roller; caneta hidrográfica (hidrocor); giz de cera; lápis (preto ou grafite); lápis de cor; lapiseira; marcador de texto; cola (líquida ou sólida); corretor adesivo; corretor em tinta; régua; estojo; merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; pasta com aba elástica; tesoura de ponta redonda; mochila; tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela); cadeira e mesa para conjunto de aluno individual, entre outros.
A diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, orientou os consumidores a verificar se a mercadoria tem o selo de identificação do Inmetro, pois significa que o produto foi submetido a testes e avaliado para evitar acidentes, como por exemplo, com bordas cortantes, pontas perigosas, além da presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou com risco de serem ingeridos ou inalados.
"Já no primeiro dia de Operação Volta às Aulas, encontramos irregularidades. Por exemplo, uma mochila inapropriada para uso, sem certificação do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Esse material contém substância tóxica e pode acarretar em problemas de saúde para crianças. Todos os setores do IMEPI estão empenhados em combater qualquer tipo de infração, para que as famílias possam ter segurança ao comprar um produto de material escolar", explica.
O Imepi informou ainda que a Operação Aulas Seguras será realizada em todos os estados até o dia 12 de janeiro, com apoio dos órgãos delegados. Além disso, o próprio consumidor pode contribuir com a ação ao enviar uma denúncia para a Ouvidoria do Impei: (86) 99456-1921.
-
Almaviva de Teresina é alvo de nova investigação do Ministério Público do Trabalho
A procuradora do Trabalho Maria Elena Moreira Rêgo foi responsável por assinar a portaria publicada no site oficial do órgão. -
Ministério Público fará audiência sobre municipalização do trânsito em José de Freitas
O encontro será na sede da Promotoria, localizada na Avenida Américo Celestino, n° 313. -
FMS disponibiliza chip anticoncepcional em 37 UBSs de Teresina
Conforme a FMS, médicos e enfermeiros têm recebido treinamentos específicos para realizar a inserção e a retirada do dispositivo. -
Colisão entre carros deixa três pessoas feridas na BR-343 em Campo Maior
O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (20), no km 249,9 da rodovia; um dos condutores saiu ileso -
TJ do Piauí integrará publicação nacional em e-book sobre a II Semana da Pauta Verde
Conforme o TJ, o material reúne um resumo das ações promovidas pelo tribunal, acompanhado de registros fotográficos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir