Águas de Teresina realiza obras de esgotamento sanitário em 17 bairros
A iniciativa visa elevar os índices de coleta e tratamento de esgoto, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para os moradores
A Águas de Teresina, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na capital piauiense, está intensificando as obras de esgotamento sanitário em diversas regiões da cidade. A iniciativa visa elevar os índices de coleta e tratamento de esgoto, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para os moradores, além de contribuir para a preservação dos rios Poti e Parnaíba.
Atualmente, a empresa possui frentes de trabalho em 17 bairros: Saci, Monte Castelo, Cidade Nova, Tabuleta, Bom Jesus, Redonda, Mocambinho, Alto Alegre, Real Copagre, Centro, Nova Brasília, Poti Velho, Água Mineral, Buenos Aires, Santa Luzia e Pirajá. Os serviços incluem escavações, assentamento de tubulações, interligações e construção de novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), com interdições de ruas e avenidas para a execução das obras.
A expansão do sistema de esgotamento sanitário é uma das principais prioridades da Águas de Teresina para 2024. A empresa estima que, com a conclusão das obras, os índices de cobertura e tratamento de esgoto na capital terão um crescimento significativo, beneficiando diretamente milhares de famílias.
De acordo com a concessionária, as intervenções são necessárias para garantir o pleno funcionamento do sistema de saneamento e atender à crescente demanda da população. A Águas de Teresina destaca que o saneamento básico é fundamental para evitar a proliferação de doenças de veiculação hídrica, como diarreias e leptospirose, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
“As obras de esgotamento sanitário que estamos executando vão impactar positivamente na saúde pública e na preservação dos recursos hídricos, especialmente os rios Poti e Parnaíba, que são de grande importância para a cidade”, explica o coordenador de projetos da Águas de Teresina.
Bairros atendidos pelas obras e vias interditadas
As obras estão em fase avançada e seguem um cronograma que prioriza a agilidade e a minimização dos transtornos para a população. Confira a seguir os principais pontos de interdição e ruas onde as equipes estão atuando nesta semana:
-Saci: Ruas Gen. João Henrique Gaioso, Atlântida, 50, 39 (Q.49), 38 (Q.48), 35, 36, 39, 42, 43, 44, 77, 38 (Q.49), 35 (Q. 58), 34 (Q.57), 35 (Q.69), 32 (Q.56 e 68), 31 (Q.51 e 67), Rua Q (Saci 45), 30 (Q.54), 29 (Q. 66), 28 (Q. 53), 26, 24, 22, Quaresma, 22 (Q.29), Manoel Galdino Sobrinho, Rua Q (38), Rua Q (12), 10, 11, 12, 14, 73 (Con. Saci), 26 (Q.52).
-Monte Castelo: Rua Arimatéia Tito (entre as ruas Coriolano Carvalho e Prof. Zefinha Ferraz) e Rua Sisyfo Correia (entre as ruas Arimatéia Tito e Dota Oliveira).
-Cidade Nova: Rua Costa Rica (entre Av. Odilon Araújo e Rua Quincas Bastos) e Rua Quincas Bastos (entre as ruas Costa Rica e Haiti).
-São Pedro: Avenida Ind. Gil Martins (entre Rua Paulistana e Av. Pedro Freitas) e Rua Eurípedes de Aguiar (entre Av. Barão de Gurguéia e Av. Pedro Freitas).
-Tabuleta: Rua Riachuelo (entre Av. Presidente Getúlio Vargas e Rua Ministro Pedro Borges) e Rua Firmino Pires (entre Rua Ernesto Batista e Rua Emílio Conde).
-Bom Jesus: Rua Benedito José Filho (entre as ruas Manoel Carlos Oliveira e Benedito José Filho).
-Redonda: Avenida Joaquim Nelson (entre Rua Engenheiro Eduardo de Almendra e Av. Mirtes Melão).
-Mocambinho: Avenidas Santa Joana D’Arc e Prefeito Freitas Neto. Ruas Jornalista Josípio Lustosa, Profª Nazareth Borges, Ricardo Campos de Figueiredo, Diácono Pretesto, Profª Francisca Magalhães e Leônidas Francisco Filho.
-Alto Alegre: Rua Santa Clara (entre as ruas Marechal Lott e Júlio Paiva).
-Real Copagre: Avenida Duque de Caxias (entre as ruas Batalha e Cristal e entre Gonçalves Ledo e Cristal).
-Centro/Sul: Avenida Maranhão (entre avenidas Prof. Valter Alencar e Nações Unidas) e Avenida José dos Santos e Silva (entre as ruas Anísio de Abreu e Arlindo Nogueira).
-Nova Brasília: Rua José Santana (entre ruas Prof. Artur Furtado e Alameda João Isidoro França).
-Poti Velho: Rua Sapucaia (entre ruas Cedro e Des. Flávio Furtado).
-Buenos Aires: Avenida Duque de Caxias (entre Eng. Miguel Furtado Bacellar e Carlos de Oliveira) e Rua Manoel Carlos de Oliveira (entre ruas Bertolínia e Benedito José Filho).
-Água Mineral: Avenida Duque de Caxias (entre as ruas José de Freitas e Gonçalves Ledo) e ruas João F. Ferry, Tenente José Vieira, Lucrécio Dantas Avelino, Lucílio Avelino e José de Freitas.
-Santa Luzia: Avenida Barão de Gurguéia (entre ruas Agenor Veloso e Jacob Martins) e diversas vias adjacentes.
-Pirajá: Estação de Tratamento de Esgoto – ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto.
Sejus realiza curso de refrigeração residencial na penitenciária Major César
Segundo o instrutor do curso, Franciso Lages, os internos estão tendo acesso a uma semana de teoria e três semanas de práticaSílvio Mendes e engenheiro Santana discutem sobre transporte público de Teresina
A reunião aconteceu nesta sexta-feira (08) e o engenheiro destacou os passos viáveis para a restauração do sistema de transporte público da Capital.Governo do Piauí anuncia construção da Barragem Nova Algodões
A obra contará com um investimento superior a R$ 240 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).Aluna do curso de Enfermagem da Uespi conquista Prêmio RESS Evidência 2024
A aluna Taynara Lais, sob orientação da professora Thatiana desenvolveu o artigo científico vencedor do Prêmio RESS Evidência 2024.ZPE Piauí exportou 462 toneladas de cera de carnaúba em 2024
O presidente da ZPE, Álvaro Nolleto, enfatiza que o Piauí está se consolidando como um hub global de excelência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir