Instituto LUSS transforma vidas no semiárido piauiense com acesso à água
A iniciativas beneficiam mais de 350 famílias com cisternas e sistemas agroflorestais, promovendo dignidade e segurança alimentar
Desde sua fundação em 2017, o Instituto LUSS tem impactado diretamente a vida de centenas de famílias que vivem no semiárido piauiense, uma das regiões mais afetadas pela deficiência de água no Brasil. Com foco no acesso à água potável, segurança alimentar e desenvolvimento econômico, a organização já beneficiou mais de 350 famílias, proporcionando não apenas melhorias na qualidade de vida, mas também novas oportunidades de geração de renda e recuperação ambiental.
O presidente do Instituto, Guto Oliveira , destaca que a transformação começa com o acesso à água, mas vai muito além disso. "Implementamos o acesso à água por meio de dois métodos principais: a construção de cisternas, que garante a cada família o acesso à água durante todo o ano, e a criação de sistemas agroflorestais, que não apenas fornecem alimentos e aumentam a renda das famílias, mas também recupero o solo e as nascentes", explica Guto. Ele ressalta que esses sistemas são capazes de aumentar a retenção de água no solo, reduzindo a necessidade de irrigação e promovendo um ciclo de desenvolvimento sustentável.

As atividades do Instituto LUSS ocorrem durante todo o ano, sendo especialmente críticas no período conhecido como BRO-BRÓ , que vai de setembro a dezembro e é marcado pelas temperaturas mais altas e secas severas na região. Somente no mês de agosto deste ano, foram construídas 10 novas cisternas, levando dignidade e segurança hídrica para mais famílias, mesmo nos meses mais desafiadores.
As cisternas são fundamentais para garantir o armazenamento da água da chuva, permitindo que as famílias tenham acesso a esse recurso vital durante os períodos de estiagem. No entanto, o diferencial do Instituto LUSS é a abordagem integrada, que vai além do acesso à água. Os sistemas agroflorestais implantados são um verdadeiro divisor de águas, ajudando as famílias a cultivar uma diversidade de alimentos que melhoram a nutrição e geram renda extra. “Essas famílias estão cultivando hortaliças, frutas e plantas nativas que, além de enriquecerem a alimentação, permitem que vendam o excedente, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável”, complementa Guto.
-
Juiz suspende venda de unidades do Edifício Spazio Kennedy em Teresina
A Construtora Fontana LTDA e Márcio Rodrigues de Moraes também foram condenados a restituir na integralidade os valores pagos pelos consumidores, com correção e juros de mora. -
População elege lideranças dos Conselhos Territoriais de Segurança em Teresina
A eleição fortalece participação comunitária e marca nova etapa da política de segurança pública no estado -
Esperantina sediará curso de capacitação para gestores públicos com certificado
A capacitação gratuita será realizada no dia 6 de junho com palestras sobre gestão, comunicação institucional e politicas públicas -
Inscrições para "Minha Casa, Minha Vida" começam nesta segunda em Teresina
De acordo com o edital divulgado pela Prefeitura de Teresina, são 1008 unidades habitacionais, do tipo apartamento, disponíveis para famílias interessadas em participar do programa federal. -
Detran-PI divulga cronograma de exames práticos para junho e julho de 2025
Os testes, conhecidos como balizas, serão realizados em diferentes cidades do estado, divididas em três blocos conforme a disponibilidade de datas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir