Semplan promoverá o I Fórum de Justiça Climática de Teresina
O evento acontecerá no próximo dia 28 de novembro, no Sesc Cajuína em Teresina
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), em parceria com o Fundo de Populações da Organização das Nações Unidas (UNFPA/ONU), divulgou que promoverá no próximo dia 28 de novembro, no Sesc Cajuína em Teresina, o I Fórum de Justiça Climática de Teresina. Organizado pela Agenda Teresina 2030, o evento abordará como os eventos climáticos extremos vem impactando nas populações de idosos, gestantes, crianças, trabalhadores e mulheres.
“Esse evento é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Justiça Climática de Teresina (COMJUCA). É uma oportunidade para chamarmos a atenção da sociedade, de um modo geral, para a situação dessas populações mais vulneráveis ao calor extremo, à intensa radiação solar, às consequências das chuvas torrenciais, à falta de acesso a saneamento básico e soluções de adaptação a esse contexto de mudanças climáticas”, pontuou o coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira.
De acordo com a Semplan, o I Fórum de Justiça Climática de Teresina terá a participação de especialistas locais e do UNFPA/ONU, ministrando uma palestra magna e mesas redondas para aprofundar as discussões.
Segundo dados fornecidos pela Semplan, a capital piauiense foi a décima no Brasil a construir o seu Plano de Ação Climática, documento detalhando um diagnóstico a respeito da emissão de gases do efeito estufa e suas consequências, um amplo estudo de vulnerabilidades da cidade, bem como os fenômenos extremos que já se manifestam no clima, na biodiversidade, nas pessoas e nas estruturas públicas, trazendo prognósticos para o futuro. Não se trata do calor costumeiro, mas chuvas, ilhas de calor, deslizamentos, inundações, enxurradas e queimadas, tudo isso vêm se intensificando e afetando sobremaneira a vida de grupos sociais de populações vulnerabilizadas da cidade de Teresina, de forma mais intensa e indistinta.
Conforme a Semplan, a Prefeitura Municipal de Teresina instituiu, em abril deste ano, a partir da proposta da Agenda Teresina 2030, a Comissão Municipal de Justiça Climática – COMJUCA, um importante instrumento de intercessão nas discussões para atendimento dessa população mais vulnerabilizada frente à crise do clima. O I Fórum de Justiça Climática de Teresina tem a participação direta dos membros do COMJUCA na formatação das mesas redondas e na condução das discussões. As inscrições para o evento serão abertas e podem ser realizadas através do link https://www.even3.com.br/forum_de_justica_climatica_de_teresina/
Por: Jéssica Borges
Teresina
Piauí
Prefeitura de Teresina
Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan)
Vamos aguardar tratativa entre PT e PSD, diz Rejane Dias sobre filha na suplência
A conselheira do TCE-PI afirma que definição sobre Iasmin Dias depende de acordo entre PT e PSD; Vinicius Dias segue pré-campanha para deputado estadualPaciente comemora final do tratamento contra o câncer n Unacon do HGV
Atualmente, 188 pacientes seguem em tratamento e acompanhamento na unidade.Prefeitura de Teresina inicia distribuição dos boletos do IPTU 2026
Também será realizada a entrega presencial pela SEMF, nos casos em que as correspondências retornarem pelos Correios.Alepi inaugura exposição sobre o legado de Niède Guidon
Pessoas que participaram da luta para a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara fizeram parte de uma mesa de debate.Semarh retira 70 kg de resíduos das margens do Rio Poti em Teresina
Foram mobilizadas diferentes frentes de trabalho nas primeiras horas da manhã, percorrendo margens por terra e embarcados em caiaques.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir