Parceria entre Segurança e Saúde busca melhoria nas urgências psiquiátricas no Piauí
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o acordo foi firmado para melhorar o apoio às equipes do SAMU no atendimento a emergências psiquiátricas
Nessa segunda-feira (25), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Operacional entre o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Polícia Militar do Piauí (PMPI), Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI), Guarda Civil Municipal de Teresina, Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Municipal de Saúde. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o acordo foi firmado para melhorar o apoio às equipes do SAMU no atendimento a emergências psiquiátricas.
De acordo com o governo, a partir desse pacto, as forças de segurança poderão ser acionadas pela Central de Regulação das Urgências (190) para ajudar o SAMU em situações de risco com pacientes com transtornos mentais.
Conforme o acordo, a intervenção seguirá um Procedimento Operacional Padrão (POP), garantindo uma abordagem padronizada, com ênfase na segurança e dignidade do paciente. O uso de algemas foi proibido, sendo substituído por equipamentos adequados para contenção. Também será oferecido treinamento contínuo para os agentes de segurança, com foco em uma abordagem técnica e humanizada, especialmente em casos de surto psicótico.
O subsecretário de Segurança Pública, delegado Jetan Pinheiro, enfatizou que o pacto reforça o compromisso das instituições em garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes, ao mesmo tempo em que promove uma integração entre as áreas de saúde e segurança pública. “A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atuam em situações de surto psicótico com o objetivo principal de conter a pessoa e encaminhá-la ao Hospital Areolino de Abreu. Após a contenção e o devido encaminhamento ao hospital, nossa missão é encerrada, e a continuidade do tratamento fica sob a responsabilidade da equipe de saúde, que segue seus próprios protocolos para atender o paciente”, destacou.
Ainda de acordo com a SSP-PI, assinaram o Termo o subsecretário de Segurança Pública, delegado Jetan Pinheiro, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz Soares Santos, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Italo Costa Sales e o chefe da Guarda Civil Municipal de Teresina, Waltenir Alexandre Santos. A audiência foi coordenada pelas promotoras de Justiça, Marlúcia Gomes Evaristo Almeida e Karla Daniela Furtado.
Por: Maria Fernanda Rios
Teresina
Piauí
Polícia Militar do Piauí (PMPI)
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
Guarda Civil Municipal de Teresina - GCM
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu
SSP-PI
-
Tribunal de Justiça inaugura Programa Justo Acesso na Comarca de Curimatá
Segundo o TJ-PI, ao todo, o programa já contabiliza 40 obras inauguradas, 22 unidades instaladas e mais de 189 mil atendimentos. -
Rafael Fonteles entregará reforma do Ceti Dr. Fontes Ibiapina no Renascença
A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira (09) no bairro Renascença, na zona sudeste de Teresina. -
Estudantes do Piauí participam da Expo Favela 2024 em São Paulo
Segundo a estudante Isabelly Cláutenes, de 17 anos, uma das criadoras do projeto, a expectativa é grande para garantir a classificação no top 10. -
Lojistas do Shopping da Cidade de Teresina relatam queda nas vendas no fim de ano
O Viagora esteve no Shopping da Cidade de Teresina e conversou com alguns permissionários sobre as expectativas para a comercialização neste período -
Hospital Justino Luz realiza primeira cirurgia de coluna cervical em Picos
O procedimento de alta complexidade foi realizado pelos neurocirurgiões Alisson Menezes e Rafael Brito em um paciente de 49 anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir