Secretário Chico Lucas demite médico legista da Polícia Civil
A decisão do secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, foi publicada no dia 12 de dezembro deste ano no Diário Oficial do Estado.
O perito médico legista Tales Alcântara Braga foi demitido por faltar injustificadamente ao serviço, no Instituto de Medicina Lega de Teresina, pelo período de oito meses, o que configura abandono de cargo público. A decisão do secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, foi publicada no dia 12 de dezembro deste ano no Diário Oficial do Estado.
Conforme a portaria, a Corregedoria da Polícia Civil conduziu as investigações, no âmbito do processo administrativo disciplinar, instaurado no dia 20 de agosto de 2024, para apurar a responsabilidade do servidor diante da ausência em 96 plantões consecutivos sem prévia comunicação ou justificativa.
O relatório da comissão processante apontou que houve o abandono de cargo e inassiduidade habitual no período de agosto de 2023 até março de 2024, práticas que trouxeram prejuízos à perícia forense do Piauí e que macularam a imagem da Polícia Civil, especificamente da Polícia Técnica Científica.
A investigação constatou ainda que, nos dias dos plantões do perito, Tales Alcantara estava em campeonatos de poker, nas cidades de São Paulo (de 15 a 29 de novembro de 2023) e Rio de Janeiro (de 24 de janeiro de 2024 a 07 de fevereiro de 2024).
Embora tenha alegado um pedido de aposentadoria por invalidez com laudo emitido pela perícia do Ceará, a comissão compreendeu que Tales Alcântara deveria comparecer ao trabalho até a conclusão desse processo.
“Ocorre que, após o protocolo, o servidor não mais compareceu aos plantões e esse ato não é apto a justificar suas faltas, uma vez que perícia médica realizada no Estado do Ceará não vincula a perícia médica do Piauí, e ainda que vinculasse, o servidor só poderia deixar de comparecer ao serviço que estava escalado após a conclusão do processo de aposentadoria no órgão competente do Estado do Piauí com a decisão final de deferimento do seu pleito publicada para a produção dos seus efeitos”, informou na portaria.
De acordo com a portaria, o procedimento administrativo disciplinar foi encaminhado à Procuradoria Geral do Estado, que emitiu parecer em 07 de outubro de 2024, corroborando com as constatações e a aplicação da penalidade de demissão.
Além disso, o secretário Chico Lucas também determinou a notificação do servidor para que faça a entrega da carteira funcional, insígnias, distintivos, armas e quaisquer outros documentos ou objetos que o possibilitem apresentar-se como servidor.
Outro lado
O perito não foi localizado para falar sobre o assunto, até o fechamento da matéria.
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos
A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade.Obras de pavimentação asfáltica na PI-115 em José de Freitas iniciam na segunda
A obra possui R$ 14 milhões de investimentos, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu, atual secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí.Secult abre renovação de matrículas na Escola de Música em Teresina dia 27 de janeiro
A rematrícula deve ser feita presencialmente na secretaria da instituição, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho (1º andar).Tribunal de Justiça inicia tratativas para instalação do Justo Acesso em Bocaina
O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Programa Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, se reuniu com o prefeito de Bocaina, Guilherme Portela, para discutir sobre a iniciativa.Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir