Hospital Justino Luz realiza primeira cirurgia de coluna cervical em Picos
O procedimento de alta complexidade foi realizado pelos neurocirurgiões Alisson Menezes e Rafael Brito em um paciente de 49 anos.
O Hospital Regional Justino Luz, localizado em Picos, realizou a primeira cirurgia de coluna cervical de sua história nessa quarta-feira (4). O procedimento de alta complexidade foi realizado pelos neurocirurgiões Alisson Menezes e Rafael Brito em um paciente de 49 anos.
Segundo o Governo do Piauí, o paciente é natural de Valença do Piauí e, após uma queda, sofreu um trauma raquimedular e fratura nas vértebras C3 e C4.
Conforme os profissionais responsáveis pela operação, o nome do procedimento chama-se artrodese cervical com descompressão do canal medular e ele contribui para a fixação, bem como estabilização da coluna, além de corrigir a compressão causada pela fratura, restaurando a funcionalidade do paciente.
"Oferecer esse tipo de procedimento aqui é fundamental, pois evita o deslocamento do paciente para Teresina, o que poderia aumentar os riscos e dificultar o acompanhamento pela família. Além disso, a proximidade da residência do paciente facilita a reabilitação e recuperação no pós-operatório", destacaram.
O diretor-geral do hospital, Ediney Rodrigues, destacou a ampliação de serviços na unidade e celebrou o avanço nos últimos anos.
"Estamos ampliando os serviços oferecidos pelo hospital. Hoje celebramos a primeira cirurgia de coluna cervical, um grande passo. Já realizávamos cirurgias de coluna lombar e agora ampliamos nossa capacidade para atender casos ainda mais complexos. Isso significa que muitos pacientes não precisam mais ser regulados para a capital, recebendo atendimento especializado aqui mesmo, perto de suas famílias", afirmou.
-
Juíza Keylla Ranyere é empossada como a 1ª mulher presidente da AMAPI
A solenidade foi realizada nessa sexta-feira (10), no Palácio da Justiça, -
Mais de 2 mil kg de sementes crioulas serão entregues para agricultores do Piauí
Conforme a SAF, a distribuição vai beneficiar cerca de 400 agricultores familiares que integram 20 coletivos. -
Duas apostas do Piauí faturam R$ 34 mil na quina da Mega-Sena
De acordo com informações da Caixa, os números sorteados foram: 11, 17, 19, 26, 49 e 54. -
Promotor vistoria CREAS e Conselho Tutelar de Simplício Mendes
De acorco com o MPPI, o promotor de Justiça averiguou as estruturas físicas e humanas das instituições. -
Sesapi alerta que prevenção é a chave no combate à dengue no período chuvoso
Conforme a Sesapi, para evitar a proliferação do mosquito, recomenda-se eliminar a água parada em pneus, latas, garrafas e outros.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir