Viagora

Secretaria da Mulher de Teresina divulga como denunciar a importunação sexual

De acordo com o Observatório Teresina Mulher, casos de importunação sexual são registrados quase diariamente na capital.

O Observatório Teresina Mulher (OMT), espaço para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a realidade das mulheres teresinenses vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), casos de importunação sexual são registrados quase que diariamente na capital.

Ainda de acordo com o OMT, em 2022, foram registrados 37 casos por mês, já no primeiro semestre de 2023, esse número aumentou para 66. A capital do Piauí teve uma média de 11 casos por mês, com a maioria das ocorrências no mês de março.

A secretária da SMPM, Karla Berger, falou sobre a importância crucial de as vítimas buscarem ajuda. “É de suma importância que as vítimas denunciem os casos de violência” Ainda segundo a gestora, é importante notar que, muitas vezes, não há vestígios físicos do agressor. Por esse motivo, é essencial que a vítima colete o máximo de provas possível e procure a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência.

Existem canais de denúncia disponíveis para vítimas de importunação sexual. Em situações de emergência, a vítima pode ligar para a Polícia Militar pelo número 190. Além disso, a vítima pode se dirigir à Central de Flagrantes localizada na Rua Coelho de Resende, s/n – Centro (Sul), em Teresina, Piauí, para registrar um boletim de ocorrência. É importante lembrar que a denúncia é um passo crucial para a responsabilização do agressor e para a prevenção de futuros casos.

Importunação sexual

A importunação sexual é caracterizada por qualquer prática de cunho sexual que é realizada sem o consentimento da vítima para satisfazer o próprio prazer ou de terceiros.

Como denunciar

O Centro de Referência Esperança Garcia (CREG) atende mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, residentes em Teresina, com idades entre 18 a 59 anos. O lugar oferece atendimentos de assistência jurídica, social e psicológica, além de ofertar Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e cursos de capacitações profissionais gratuitos.

De acordo com a secretaria, é importante lembrar que o lugar não é para realizar denúncia e sim encorajar e dar apoio para que mulheres rompam com o ciclo da violência.

Além disso, as mulheres acompanhadas pelo CREG que possuem medida protetiva são acompanhadas pela Guarda Maria da Penha.

Saiba onde encontrar e o horário de funcionamento do CREG

Funcionamento: segunda à sexta, 8h às 17h

Endereço: R. Agripino Maranhão, 235, bairro Noivos

Contato: (86) 99412-2719

A partir de março deste ano de 2024 o CREG vai iniciar seus atendimentos na Casa da Mulher Brasileira, que fica localizada na Rua Primeiro de Novembro, 3102, Primavera.

Facebook
Veja também