Viagora

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda em Teresina

Devem ser contemplados um total de 324.155 pessoas, pertencentes a diversos públicos prioritários.

Começa na próxima segunda-feira (25) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a gripe, em Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) será responsável pela imunização na capital do Piauí, que acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos de vacinação, eTeresina Shopping com três pontos drive thru para contemplar os diversos públicos priorizados pela campanha.

Devem ser contemplados um total de 324.155 pessoas, pertencentes a diversos públicos prioritários. Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, explica que a estratégia será a ampliação gradativa dos públicos de acordo com a disponibilidade de doses e capacidade das salas. "Os grupos também serão distribuídos nos diferentes pontos, para garantir um atendimento adequado e célere para todos”, comentou.

Foto: Luis Marcos/ Viagoravacinação
vacinação

De acordo com a FMS, neste primeiro momento, serão contemplados os seguintes públicos: idosos a partir dos 70 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes e Puérperas, professores, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo para passageiros urbanos e de longo prazo, trabalhadores portuários e os trabalhadores de saúde que trabalham em UBS, que serão vacinados em seu local de trabalho.

Os postos de vacinação funcionarão de segunda à sexta-feira em Teresina. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que recebem todos os públicos já contemplados, o horário de funcionamento é das 8h às 12h e 13h às 17h.

Os drive thru dos terminais Buenos Aires, Bela Vista e a garagem G1 do Teresina Shopping funcionam das 9h às 17h e receberão idosos - 70 anos e mais, gestantes e puérperas, professores, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo para passageiros urbanos e de longo prazo e Trabalhadores portuários. Ainda no Teresina Shopping, na garagem G3, serão recepcionadas as crianças de 6 meses a menores de 2 anos, e estará aberto das 12h às 17h.

Campanha de Vacinação nas Escolas

Simultaneamente à vacinação contra a gripe, a Fundação Municipal de Saúde promove a Campanha de Vacinação nas Escolas. Será uma articulação entre saúde e educação, por meio do Programa Saúde na Escola.

O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com abordagens voltadas para os ensinos infantil, fundamental e médio. A estratégia irá envolver todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, visando resgatar todas as doses do esquema vacinal que estiverem faltando.

Facebook
Veja também