Viagora

Quinta-Feira Santa marca início do Tríduo Pascal em Teresina

O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, destaca a importância da Semana Santa como o ápice do calendário litúrgico da Igreja

A partir desta quinta-feira (28), a comunidade católica em todo o mundo mergulha nos ritos do Tríduo Pascal, um período que se estende da tarde da Quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa.

Esse intervalo é fundamental para os fiéis, pois nele são celebrados os mistérios centrais da fé cristã: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Cristo. Para vivenciar plenamente esses momentos, as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina prepararam uma série de celebrações e procissões ao longo desses dias.

O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, destaca a importância da Semana Santa como o ápice do calendário litúrgico da Igreja, convidando os fiéis a se aproximarem de Deus através da oração, do jejum, do silêncio e da escuta da Palavra. Durante os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa, os católicos relembram o sacrifício de Jesus, que deu sua vida para redimir a humanidade do pecado.

Foto: DivulgaçãoSemana Santa
Semana Santa

Na Quinta-Feira Santa, a atenção se volta para a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, momento em que Ele instituiu a Eucaristia e deixou o exemplo do serviço ao lavar os pés dos apóstolos. À noite, em todas as igrejas do mundo, ocorre a remoção da hóstia consagrada do sacrário, simbolizando a retirada de Jesus para ser entregue à morte e sepultado.

A Sexta-Feira Santa é um dia de profunda reflexão sobre a Paixão e Morte de Jesus na cruz. Os fiéis são convidados a meditar sobre o mistério da morte para encontrar sentido na vida. A tarde é marcada pela celebração da Paixão e Morte do Senhor, com adoração à Santa Cruz e comunhão eucarística.

No Sábado Santo, também conhecido como Sábado de Aleluia, acontece a Solene Vigília Pascal, aguardando com expectativa a celebração da Ressurreição. Durante essa vigília, os cristãos participam da bênção do fogo e do acendimento do Círio Pascal, símbolo da luz de Jesus que dissipa as trevas do pecado e da morte.

Já no Domingo de Páscoa, a comunidade se reúne para o Teresina Ressuscita com Cristo, um momento de sinodalidade e comunhão em que se exalta a Ressurreição de Cristo. Dom Juarez Marques convida toda a comunidade católica a participar desse evento. A celebração culmina em uma grande caminhada de júbilo, saindo do adro da Igreja São Benedito às 16h, para exultar o Filho de Deus.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também