Viagora

Rubens Vieira apresenta projeto sobre Proteção aos Direitos do Paciente

O texto da lei contempla uma série de disposições que visam garantir os direitos dos pacientes em diversas dimensões.

O deputado Rubens Vieira (PT) apresentou Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Proteção aos Direitos do Paciente no Estado do Piauí.

"Diante da complexidade das relações entre pacientes e profissionais de saúde, bem como das instituições de saúde, torna-se imprescindível estabelecer um arcabouço normativo claro e abrangente que oriente e regule essas interações”, explicou o parlamentar.

Rubens relatou que a Política Estadual de Proteção aos Direitos do Paciente tem como principal objetivo assegurar que os pacientes recebam um tratamento digno, respeitoso e humanizado em todas as etapas de sua jornada de cuidado em saúde. “Além disso, busca-se estabelecer direitos claros e abrangentes, bem como definir as responsabilidades dos profissionais de saúde e das instituições de saúde, visando garantir a qualidade e a segurança dos serviços prestados”, detalhou.

Foto: ViagoraDeputado Rubens Vieira (PT).
Deputado Rubens Vieira (PT).

O texto da lei visa garantir os direitos dos pacientes em diversas dimensões, desde o direito de indicar um representante até o direito à confidencialidade das informações de saúde, passando pelo direito ao consentimento informado e à participação ativa no processo de cuidado onde a legislação proposta abrange uma ampla gama de aspectos essenciais para a promoção da autonomia e da integridade dos pacientes.

Facebook
Veja também