Rafael Fonteles destaca o 7 de setembro como data para refletir sobre novas conquistas
O governador lembrou a relevância do Piauí na adesão da região Norte e Nordeste do Brasil à Independência
O governador Rafael Fonteles participou do desfile da Independência do Brasil, que é celebrada neste sábado (07). O evento de comemoração foi realizado na avenida Marechal Castelo Branco em Teresina, que foi interditada para a passagem dos destacamentos.
O chefe do Executivo Estadual destacou a relevância do evento a nível nacional, com enfase no olhar para novas conquistas, através do aniversário de 202 anos do país.
“Sem dúvida uma data muito importante que merece ser celebrada de forma solene, para gerar reflexões para nosso povo, do Brasil e do Piauí, especialmente com relação às novas conquistas que o povo ainda busca, e a gente, enquanto poder público, tem o dever de proporcionar. Então o 7 de setembro é muito importante, a gente está aqui mais uma vez, vendo os estudantes, as forças de segurança, celebrando o nosso país, nossa nação”, comentou.
Fonteles também ressaltou a atuação do Piauí nas articulações que levaram o Norte e o Nordeste a aderirem a Independência, tendo participado ativamente do processo.
“A gente comemora, aqui no Piauí, várias datas importantes, pós o 7 de setembro, que é o 9 de outubro, quando a província do Piauí, através de Parnaíba, declara a vontade de se unir ao Brasil, porque se não houvesse esse movimento, o Norte do Brasil, incluindo o Piauí, ficariam conectados ainda a Portugal, portanto o Brasil não teria esse formato. E termina culminando no 13 de março, com a Batalha do Jenipapo, com muito sangue, suor e lágrimas, que garantiu que o Brasil tivesse o formato”, concluiu.
7 de setembro
A data remonta o grito da Independência, proclemada por D. Pedro I, em 1822, primeiro ano em que o Brasil se desprendia de Portugal, deixando de fazer parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
-
Prefeitura de Teresina inicia distribuição dos boletos do IPTU 2026
Também será realizada a entrega presencial pela SEMF, nos casos em que as correspondências retornarem pelos Correios. -
Alepi inaugura exposição sobre o legado de Niède Guidon
Pessoas que participaram da luta para a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara fizeram parte de uma mesa de debate. -
Semarh retira 70 kg de resíduos das margens do Rio Poti em Teresina
Foram mobilizadas diferentes frentes de trabalho nas primeiras horas da manhã, percorrendo margens por terra e embarcados em caiaques. -
Maio Amarelo 2026: ações educativas alcançam mais de 15 mil pessoas em Teresina
A ação sensibilizou condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes seguras no trânsito. -
Adapi realiza ação de controle de morcegos transmissores da raiva no Piauí
Conforme a Sada, a ação faz parte das estratégias de vigilância e prevenção da raiva dos herbívoros.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir