Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos
A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade.
Diante das fortes chuvas que deixaram rastros de destruição em Picos, o Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública no município. A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade.
O reconhecimento se deu por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, após uma equipe técnica visitar diversos bairros afetados pelas enchentes, bem como municípios próximos.
Conforme o governo, os dados colhidos na cidade referente aos danos deixados pelo temporal serão utilizados para embasar a elaboração dos planos de trabalho e ajudaram a conseguir repasses federais.
Decreto estadual
As chuvas iniciaram em 29 de dezembro de 2024, com precipitação pluviométrica de 160 mm, e se agravaram substancialmente na madrugada do dia 14 de janeiro, quando foi registrada nova precipitação de 100 mm.
Diante disso, no dia 14 deste mês, o prefeito do município, Pablo Santos, decretou estado de calamidade pública e posteriormente o governador em exercício, Themístocles Filho, também reconheceu os desastres provocados pelas chuvas, através do decreto Nº 23.531.
A cidade tem recebido ajuda humanitária de diversos municípios e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí tem intensificado as ações em Picos.
Orquestra de Violões de Teresina é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2), garante reconhecimento a esse projeto que há quase 20 anos promove formação de jovens e difusão da cultura musical.São João dos Bairros 2026 promoverá tradição e inclusão em Teresina
De acordo com a prefeitura, o projeto, que há seis anos leva a festa junina para diferentes comunidades da capital, retorna com uma programação especial .IPTU e REFIS: prazo para regularização fiscal termina em 30 de junho em Teresina
Os pagamentos à vista, tem 100% de desconto em juros e multas para débitos tributáriosAcusado de ordenar morte da ex-companheira é condenado a 21 anos de prisão em Teresina
Segundo o Ministério Público, Laércio Rodrigues Ferreira ordenou a morte da mulher enquanto estava preso no Rio de Janeiro.Prefeitura de Esperantina decreta ponto facultativo após o feriado de Corpus Christi
A medida complementa o feriado nacional de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 4 de junho.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir