Prefeitura de Teresina aciona justiça para garantir pagamento de garis
O consórcio, responsável pela gestão da limpeza na cidade, é formado pela Recicle, sócia majoritária com 65% de participação, e pela Aurora, detentora dos 35% restantes.
A Prefeitura de Teresina anunciou medidas para resolver os atrasos no pagamento dos trabalhadores da limpeza urbana, que foram afetadas por uma disputa entre as empresas que compõem o consórcio EcoTeresina.
Segundo a gestão municipal, o consórcio é formado pela Recicle, sócia majoritária com 65% de participação, e pela Aurora, que detém os 35% restantes. O conflito entre as empresas surgiu devido as divergências sobre quem deve receber os pagamentos pelos serviços prestados. Em janeiro deste ano, os repasses da prefeitura para a limpeza urbana totalizaram R$ 16,8 milhões, mas o impasse tem dificultado a liberação dos valores para os trabalhadores.
Diante da situação, a Prefeitura decidiu recorrer à justiça para mediar o conflito e garantir que os recursos cheguem aos garis o mais rápido possível. "A Prefeitura está honrando com seu compromisso de pagamento, mas, devido à briga entre as empresas, optou pela mediação judicial do conflito", explicou Vicente Moreira Filho, diretor-presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB).
Entenda o caso
Nessa terça-feira (11), os trabalhadores da limpeza urbana de Teresina realizaram um protesto em frente à sede da prefeitura, denunciando atrasos nos salários de dezembro e janeiro, além do não pagamento do vale-alimentação e, em alguns casos, da segunda parcela do 13º salário.
O Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (Seeacep) alertou que, sem um posicionamento definitivo sobre os pagamentos atrasados, a categoria poderá entrar em greve por tempo indeterminado na próxima semana.
A prefeitura informou que iniciou os repasses para as empresas terceirizadas, mas os valores foram considerados insuficientes para regularizar a situação. O sindicato também relatou que alguns trabalhadores enfrentam dificuldades financeiras extremas, chegando a depender de doações para se alimentar.
Federação entre PP e União Brasil fortalecerá candidaturas em 2026, diz Alcântara
Para o parlamentar, a fusão dos partidos é algo que já vem sendo avaliado, para aumentar as possibilidades nas disputas nas urnas e tem tudo para dar certo.Ivanária Sampaio cumpre agenda em Brasília e discute investimentos para Esperantina
Durante o encontro, foram discutidas ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de assistência social, especialmente para garantir mais suporte às famílias em situação de vulnerabilidadePrefeito de São Raimundo Nonato contrata sem licitação por R$ 1,5 milhão empresa
O prefeito Rogério Castro informou que a contratação emergencial foi motivada pelo distrato do contrato anterior e relatou que uma nova licitação já foi instruída.Secretário Victor Linhares deixa Progressistas e se filia ao União Brasil
Através das redes sociais, o secretário destacou o compromisso de permanecer trabalhando por um projeto sólido pelo Piauí.Ex-prefeito de São João da Fronteira vira alvo do Ministério Público
A Promotoria de Justiça está investigando a execução do contrato com a T. T. Ramos e eventual incompatibilidade dos preços praticados.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir