Taxa de mortalidade por infarto agudo reduz 55% no Piauí, aponta Ministério da Saúde
Os dados são referente ao Painel de Monitoramento da Mortalidade CID-10 que também apontou uma diminuição de mortes por acidente vascular cerebral.
O Ministério da Saúde divulgou dados do Painel de Monitoramento da Mortalidade CID-10 apontando que a taxa de mortalidade por infarto agudo do miocárdio reduziu 55% entre 2020 e 2024 no Piauí.
Segundo o Governo do Piauí, o resultado representa um dos maiores índices de diminuição, além disso, o estado também reduziu as mortes por acidente vascular cerebral (AVC) no país entre 2020 e 2024.

Os dados apontam que o AVC caiu de 913 óbitos para 408 no período, com taxa de diminuição de 55%. Neste contexto, o Piauí fica atrás apenas da Paraíba com 60% de redução.
O médico cardiologista Benoni Carvalho, coordenador das Linhas de Cuidado do IAM e AVC da Sesapi, explicou a importância do programa de Cuidado para Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), adotado desde setembro de 2022, que garante atendimento rápido e eficiente às vítimas dessa doença.
"Isso mostra que estamos avançando na prevenção e cuidado às doenças cardiovasculares no nosso estado, ofertando atendimento de qualidade na rede pública e reduzindo a mortalidade. A intenção é ampliarmos e oferecermos ainda mais os serviços das Linhas de Cuidado para garantir atendimento ágil e eficaz”, destaca o médico cardiologista Benoni Carvalho, coordenador das Linhas de Cuidado do IAM e AVC da Sesapi.
O atendimento das Linhas de Cuidado ao IAM e AVC acontecem em Teresina, no Hospital Getúlio Vargas, além de outros municípios como Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Piripiri, Campo Maior, Parnaíba, e também em Oeiras e Bom Jesus.
Por: Gisele Silva
Teresina
Piauí
Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública
Piauí Saúde Digital
Comissão Especial de Saúde
Ministério da Saúde destina 21 novas ambulâncias para o SAMU no Piauí
Conforme o Governo do Estado, os veículos fazem parte de um lote de 156 unidades que serão distribuídas para 15 estados, beneficiando 96 municípios.Programa Piauí Saúde Digital é lançado em Parnaíba pela Sesapi
O programa já está presente em 223 municípios, beneficiando pacientes da rede pública de saúde.Campanha de combate à dengue é intensificada nos hospitais de Teresina
Conforme o levantamento da Fundação Municipal de Saúde, em 2024, foram confirmados 5.201 casos de dengue, 6 de zika e 364 de chikungunya.Atendimentos odontológicos são retomados na UBS do bairro São Pedro
De acordo com a nova gestão da FMS, o serviço estará disponível logo após a desinterdição dos dois consultórios odontológicos da unidade, feita pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).Piauí tem menor tempo de espera para atendimentos no SUS, diz pesquisa
O estado lidera ranking nacional com tempo médio de 10,8 dias, impulsionado pelo Programa Saúde Digital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir