Prefeitura de Esperantina e Instituto Alfa e Beto realizam formação para professores
O evento teve como foco a apresentação dos programas pedagógicos que serão implementados em 2026.
A Educação de Esperantina deu um importante passo em direção à excelência no ensino básico. Nos dias 19 e 20 de março, a Escola Meire Fernandes de Carvalho sediou a formação do Instituto Alfa e Beto, destinada aos professores da Educação Infantil (Pré I e II) e dos Anos Iniciais.
O evento teve como foco a apresentação dos programas pedagógicos que serão implementados em 2026, detalhando as metodologias, os materiais didáticos e as orientações para a aplicação prática em sala de aula.
Compromisso com a Alfabetização
O Secretário Municipal de Educação, Valdemir Miranda, destacou a importância estratégica dessa parceria para o desenvolvimento dos alunos. Segundo o secretário, a capacitação é fundamental para que os educadores dominem as ferramentas que transformarão o aprendizado cotidiano.
"Nosso objetivo é garantir que cada professor tenha o suporte necessário e o conhecimento técnico para utilizar esses materiais de ponta. A formação é o alicerce para que os resultados apareçam lá na ponta, com nossas crianças lendo e escrevendo com fluência", afirmou Valdemir Miranda.
Investimento no Futuro
A prefeita Ivanária Sampaio reiterou que o investimento em formação continuada é uma das prioridades de sua gestão. Para a gestora, a modernização do ensino em Esperantina passa obrigatoriamente pela valorização e pelo treinamento do corpo docente.
"Estamos trazendo o que há de melhor em metodologia de ensino para Esperantina. Com o Instituto Alfa e Beto e o empenho dos nossos professores, estamos construindo uma educação pública de referência, preparando nossas crianças para um futuro de oportunidades", declarou a prefeita.
Metodologia e Materiais
Durante os dois dias de imersão, os docentes tiveram acesso direto aos novos livros e recursos didáticos, além de treinamentos práticos sobre como mediar o conhecimento de forma mais eficaz, alinhando a teoria às necessidades reais das salas de aula de Esperantina.
-
Prefeitura de Teresina inicia distribuição dos boletos do IPTU 2026
Também será realizada a entrega presencial pela SEMF, nos casos em que as correspondências retornarem pelos Correios. -
Alepi inaugura exposição sobre o legado de Niède Guidon
Pessoas que participaram da luta para a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara fizeram parte de uma mesa de debate. -
Semarh retira 70 kg de resíduos das margens do Rio Poti em Teresina
Foram mobilizadas diferentes frentes de trabalho nas primeiras horas da manhã, percorrendo margens por terra e embarcados em caiaques. -
Maio Amarelo 2026: ações educativas alcançam mais de 15 mil pessoas em Teresina
A ação sensibilizou condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes seguras no trânsito. -
Adapi realiza ação de controle de morcegos transmissores da raiva no Piauí
Conforme a Sada, a ação faz parte das estratégias de vigilância e prevenção da raiva dos herbívoros.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir